MAPEAMENTO DE SUSCETIBILIDADE ÀS INUNDAÇÕES COM BASE NA ANÁLISE MULTICRITÉRIO (AHP): ESTUDO DE CASO DO DISTRITO DE CHÓKWE, EM MOÇAMBIQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259970390

Palavras-chave:

SIG, Métodos multicritério, Mapa de suscetibilidade

Resumo

Este estudo procurou identificar os níveis de suscetibilidade às inundações no distrito de Chókwe (Moçambique), em um contexto  de aumento de eventos extremos  derivados das mudanças do clima.  O Chókwe está  localizado numa planície de inundação da bacia hidrográfica do rio Limpopo.  Para a elaboração dos mapas foram aplicados pesos conforme a metodologia Analytical Hierarchy Process (AHP), proposta por Saaty na década de 1970. A elaboração do mapa foi realizada usando-se o ArgGis 10.4.1. A altitude foi o fator de maior influência. Outros fatores que contribuíram de forma significativa para a formação da suscetibilidade nessas áreas foram: a proximidade de canais de drenagem e o índice topográfico de umidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tomé Francisco Chicombo, Instituto Superior Politécnico de Gaza

Graduado em Informática pela Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). Mestrado em Sistemas de Informação para Gestão Ambiental pela Universidade Pedagógica (Moçambique). Doutorado em Geografia-Tratamento de Informação Espacial (Brasil).

Alecir Antônio Maciel Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil). Doutorado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Brasil).

Downloads

Publicado

04-06-2024

Como Citar

CHICOMBO, T. F.; MOREIRA, A. A. M. MAPEAMENTO DE SUSCETIBILIDADE ÀS INUNDAÇÕES COM BASE NA ANÁLISE MULTICRITÉRIO (AHP): ESTUDO DE CASO DO DISTRITO DE CHÓKWE, EM MOÇAMBIQUE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 99, p. 301–319, 2024. DOI: 10.14393/RCG259970390. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70390. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos