MAPEAMENTO DE SUSCETIBILIDADE ÀS INUNDAÇÕES COM BASE NA ANÁLISE MULTICRITÉRIO (AHP): ESTUDO DE CASO DO DISTRITO DE CHÓKWE, EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259970390Palavras-chave:
SIG, Métodos multicritério, Mapa de suscetibilidadeResumo
Este estudo procurou identificar os níveis de suscetibilidade às inundações no distrito de Chókwe (Moçambique), em um contexto de aumento de eventos extremos derivados das mudanças do clima. O Chókwe está localizado numa planície de inundação da bacia hidrográfica do rio Limpopo. Para a elaboração dos mapas foram aplicados pesos conforme a metodologia Analytical Hierarchy Process (AHP), proposta por Saaty na década de 1970. A elaboração do mapa foi realizada usando-se o ArgGis 10.4.1. A altitude foi o fator de maior influência. Outros fatores que contribuíram de forma significativa para a formação da suscetibilidade nessas áreas foram: a proximidade de canais de drenagem e o índice topográfico de umidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tomé Francisco Chicombo, Alecir Antônio Maciel Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.