PADRÕES DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO DA PREFEITURA-BAIRRO I (CENTRO/BROTAS), SALVADOR – BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259970329

Palavras-chave:

Padrão construtivo, Sistema de Informação Geográfica (SIG), Segregação socioespacial, Planejamento urbano

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar os padrões de uso e ocupação do solo da Prefeitura-Bairro I (Centro/Brotas), Salvador – BA, de modo a revelar a disparidade socioespacial. A pesquisa utiliza o método de fotointerpretação sem ser excessivamente técnica, tendo como base fotografias aéreas de alta resolução, em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG), com uma abordagem qualiquantitativa sobre o uso e ocupação do solo urbano, de modo a subsidiar o planejamento e a gestão do espaço urbano. Apresenta uma leitura do espaço geográfico com base numa cartografia, considerando dados de censo demográfico, explorando ainda os aspectos da paisagem urbana na avaliação das segregações sociais, econômicas e raciais que compõem as estruturas de uma importante parte da metrópole de Salvador. A pesquisa consiste na produção de um banco de dados geográficos (cartográfico e fotográfico), disponibilizado institucionalmente para os pesquisadores e demais segmentos da sociedade, no sentido de a sociedade civil e a gestão pública poderem compreender o presente e projetar o futuro da mais antiga capital do Brasil.

Downloads

Biografia do Autor

  • Gustavo Barreto Franco, Universidade do Estado da Bahia

    Geógrafo (UESC), Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC), Doutor em Engenharia Civil (UFV), Pós-Doutorado em Engenharia Agrícola e ambiental (UFV). Professsor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

  • Laís Guimarães de Magalhães, Universidade do Estado da Bahia

    Graduada em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

  • Luis Filipe de Alcântara Motta, Universidade do Estado da Bahia

    Graduando em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

  • Beatriz Gomes Santos, Universidade do Estado da Bahia

    Graduanda em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

  • Sidnara Nascimento da Silva, Universidade do Estado da Bahia

    Graduanda em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

04-06-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FRANCO, Gustavo Barreto; MAGALHÃES, Laís Guimarães de; MOTTA, Luis Filipe de Alcântara; SANTOS, Beatriz Gomes; SILVA, Sidnara Nascimento da. PADRÕES DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO DA PREFEITURA-BAIRRO I (CENTRO/BROTAS), SALVADOR – BA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 99, p. 63–83, 2024. DOI: 10.14393/RCG259970329. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70329. Acesso em: 14 mar. 2025.