O CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA AS PESQUISAS SOCIOESPACIAIS: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA BASE DE DADOS NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259969640Palavras-chave:
Metodologia, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, Pesquisa socioespacial, Fonte de dadosResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a base de dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), disponibilizada para acesso público pela Receita Federal, como fonte e recurso metodológico para a produção de estudos espaciais, especialmente no âmbito da Geografia Urbana, Econômica e Regional. Para tanto, o artigo retoma alguns postulados sobre os aportes metodológicos na pesquisa socioespacial e, através de diversos exemplos, destaca as potencialidades de uso da base de dados do CNPJ, com seus desdobramentos escalares, setoriais e temporais. Além disso, o trabalho avalia alguns limites e cuidados metodológicos que devem ser considerados pelos pesquisadores ao utilizar e aplicar esta fonte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Késia Anastácio Alves da Silva, Natalia Daniela Soares Sá Britto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.