EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VALORES E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE AO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869631

Palavras-chave:

Formação docente, Crise socioambiental, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica, Cidadania

Resumo

Esta produção se constitui de resultados parciais oriundos de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo investigar as dimensões formativas preconizadas nos processos de formação para a docência e os espaços ocupados pela Educação Ambiental (EA) no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Para o manuseio, análise e interpretação dos dados, recrutamos o referencial teórico da Análise de Conteúdo. Os movimentos analíticos revelaram que o curso preconiza uma formação no campo conceitual-específico, preza por uma adequada compreensão da ciência, pela preparação para o trabalho interdisciplinar e busca uma perspectiva humanista, especialmente dirigida à justiça social, ao respeito às diversidades e à democracia. No que se refere à EA, o campo se faz presente na conformação disciplinar e, além da disciplina específica, há elementos epistemológicos concernentes ao campo em outras duas disciplinas que compõem a grade curricular. Como desdobramentos da investigação, sugerimos aproximações entre as disciplinas de EA e de Ensino de Geografia da Diversidade no sentido de constituir espaços formativos profícuos para que as compreensões possam ser mais profundamente elaboradas com vistas à transformação de entendimentos em fazeres pedagógicos rompendo com possíveis armadilhas paradigmáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Gregorio, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL) Conceito 7 - CAPES.

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação e Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP – São Paulo). Mestrado e Doutorado em Educação, área de Didática pela Faculdade de Educação da USP (Feusp). Professor do Departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências (Getepec).

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

GREGORIO, A. de; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VALORES E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE AO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 200–214, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869631. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69631. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos