EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VALORES E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE AO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869631

Palavras-chave:

Formação docente, Crise socioambiental, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica, Cidadania

Resumo

Esta produção se constitui de resultados parciais oriundos de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo investigar as dimensões formativas preconizadas nos processos de formação para a docência e os espaços ocupados pela Educação Ambiental (EA) no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Para o manuseio, análise e interpretação dos dados, recrutamos o referencial teórico da Análise de Conteúdo. Os movimentos analíticos revelaram que o curso preconiza uma formação no campo conceitual-específico, preza por uma adequada compreensão da ciência, pela preparação para o trabalho interdisciplinar e busca uma perspectiva humanista, especialmente dirigida à justiça social, ao respeito às diversidades e à democracia. No que se refere à EA, o campo se faz presente na conformação disciplinar e, além da disciplina específica, há elementos epistemológicos concernentes ao campo em outras duas disciplinas que compõem a grade curricular. Como desdobramentos da investigação, sugerimos aproximações entre as disciplinas de EA e de Ensino de Geografia da Diversidade no sentido de constituir espaços formativos profícuos para que as compreensões possam ser mais profundamente elaboradas com vistas à transformação de entendimentos em fazeres pedagógicos rompendo com possíveis armadilhas paradigmáticas.

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Biografia do Autor

Aline de Gregorio, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL) Conceito 7 - CAPES.

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação e Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP – São Paulo). Mestrado e Doutorado em Educação, área de Didática pela Faculdade de Educação da USP (Feusp). Professor do Departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências (Getepec).

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

GREGORIO, A. de; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VALORES E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE AO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 200–214, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869631. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69631. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos