MUSEU ESCOLAR COMO PROPOSTA METODOLÓGICA DE ESTUDO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259869612Palavras-chave:
Museu Escolar, Geografia, Metodologia, Ensino e aprendizagemResumo
O texto apresenta relato de experiência pedagógica e investigativa por meio de estudo de caso, com uma turma de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, de escola pública. Foram realizadas ações que resultaram na construção de um museu escolar, com a participação de professores, estudantes e familiares, cujos registros e artefatos familiares, que são de significativa importância na preservação das memórias, tornaram-se os principais instrumentos de pesquisa em Geografia. Além das contribuições didático-pedagógicas, as atividades culminaram na construção e na socialização de um museu no ambiente escolar, para o estudo da Geografia do lugar. Abordamos, neste texto, as etapas com os desdobramentos e com os subsídios para o processo de ensino e aprendizagem na construção do pensamento geográfico. Indicamos os principais aspectos sinalizados pelos participantes, que se tornaram descobertas de aprendizados e conhecimentos. O museu escolar, como alternativa didático-pedagógica diversificada, oportuniza o processo de ensino e aprendizagem de várias áreas do conhecimento e dinamiza a proposta pedagógica, além de integrar a iniciação à pesquisa na educação básica. O maior problema é a indisponibilidade de espaço físico na instituição escolar para abrigar o museu de modo permanente. A sistematização dos conhecimentos científicos ocorreu com a participação dos estudantes e das famílias.
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Copyright (c) 2024 Andréia Zuchelli Cucchi, Mafalda Nesi Francischett, Helena Copetti Callai
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