MUSEU ESCOLAR COMO PROPOSTA METODOLÓGICA DE ESTUDO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Andréia Zuchelli Cucchi Universitária da Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-8191-7421
  • Mafalda Nesi Francischett Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Helena Copetti Callai Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-8043-659X

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869612

Palavras-chave:

Museu Escolar, Geografia, Metodologia, Ensino e aprendizagem

Resumo

O texto apresenta relato de experiência pedagógica e investigativa por meio de estudo de caso, com uma turma de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, de escola pública. Foram realizadas ações que resultaram na construção de um museu escolar, com a participação de professores, estudantes e familiares, cujos registros e artefatos familiares, que são de significativa importância na preservação das memórias, tornaram-se os principais instrumentos de pesquisa em Geografia. Além das contribuições didático-pedagógicas, as atividades culminaram na construção e na socialização de um museu no ambiente escolar, para o estudo da Geografia do lugar. Abordamos, neste texto, as etapas com os desdobramentos e com os subsídios para o processo de ensino e aprendizagem na construção do pensamento geográfico. Indicamos os principais aspectos sinalizados pelos participantes, que se tornaram descobertas de aprendizados e conhecimentos. O museu escolar, como alternativa didático-pedagógica diversificada, oportuniza o processo de ensino e aprendizagem de várias áreas do conhecimento e dinamiza a proposta pedagógica, além de integrar a iniciação à pesquisa na educação básica. O maior problema é a indisponibilidade de espaço físico na instituição escolar para abrigar o museu de modo permanente. A sistematização dos conhecimentos científicos ocorreu com a participação dos estudantes e das famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Zuchelli Cucchi, Universitária da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Geografia. Agente Universitária da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/ Campus de Francisco Beltrão.

 

Mafalda Nesi Francischett, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Geografia. Docente dos cursos de graduação em Geografia e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/ Campus de Francisco Beltrão

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Geografia. Docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

CUCCHI, A. Z.; FRANCISCHETT, M. N.; CALLAI, H. C. MUSEU ESCOLAR COMO PROPOSTA METODOLÓGICA DE ESTUDO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 187–199, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869612. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69612. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos