ANOMALIAS DE VALORES DE KSN E LINEAMENTOS DE RELEVO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IPOJUCA (BRASIL): EVIDÊNCIA DE CONTROLE ESTRUTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869556

Palavras-chave:

Análise morfométrica, Geomorfologia estrutural, Planalto da Borborema

Resumo

O controle estrutural na bacia hidrográfica do rio Ipojuca é evidenciado por dados morfométricos, como forma e contexto geológico, considerando a rede de drenagem sobre a Zona de Cisalhamento Pernambuco. Métodos como relação de bifurcação, curva hipsométrica, inclinação de canal, perfil longitudinal, lineamentos de relevo e cálculo de relevo local foram utilizados para entender esse controle. A metodologia aplicada revelou resultados que confirmam os aspectos morfométricos observados na bacia, como relação de bifurcação de 4,14, indicando controle estrutural na drenagem. A forma alongada da bacia, a curva integral hipsométrica, mostram características maduras, mas longe do equilíbrio, e a alta densidade de lineamentos de relevo em cotas altimétricas, especialmente no baixo curso. O alto curso apresenta rebaixamento, abaixo do perfil ideal, e indícios de possível captura fluvial em relação à bacia do rio Ipanema. Esse estudo fornece resultados quantitativos sobre os controles estruturais na bacia do rio Ipojuca, especialmente condicionados ao Lineamento Pernambuco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Herisson Santos de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando pelo programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEO-UFPE).

Wemerson Flávio da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia - UFPE. 

Osvaldo Girão, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), Mestrado em Geografia (Regionalização e Análise Regional) pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Doutorado em Geografia (Planejamento e Gestão Ambiental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Professor Adjunto 4 do Departamento de Ciências Geográficas - Universidade Federal de Pernambuco.

Kleython de Araújo Monteiro, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Professor Adjunto 3 no Instituto de Geografia e Meio Ambiente - UFAL.

Daniel Rodrigues de Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Geografia (2008); Mestre em Geografia (2010) e Doutor em Geografia (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

MELO, J. H. S. de; SILVA, W. F. da; GIRÃO, O.; MONTEIRO, K. de A.; LIRA, D. R. de. ANOMALIAS DE VALORES DE KSN E LINEAMENTOS DE RELEVO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IPOJUCA (BRASIL): EVIDÊNCIA DE CONTROLE ESTRUTURAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 170–186, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869556. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69556. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos