ANOMALIAS DE VALORES DE KSN E LINEAMENTOS DE RELEVO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IPOJUCA (BRASIL): EVIDÊNCIA DE CONTROLE ESTRUTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869556

Palavras-chave:

Análise morfométrica, Geomorfologia estrutural, Planalto da Borborema

Resumo

O controle estrutural na bacia hidrográfica do rio Ipojuca é evidenciado por dados morfométricos, como forma e contexto geológico, considerando a rede de drenagem sobre a Zona de Cisalhamento Pernambuco. Métodos como relação de bifurcação, curva hipsométrica, inclinação de canal, perfil longitudinal, lineamentos de relevo e cálculo de relevo local foram utilizados para entender esse controle. A metodologia aplicada revelou resultados que confirmam os aspectos morfométricos observados na bacia, como relação de bifurcação de 4,14, indicando controle estrutural na drenagem. A forma alongada da bacia, a curva integral hipsométrica, mostram características maduras, mas longe do equilíbrio, e a alta densidade de lineamentos de relevo em cotas altimétricas, especialmente no baixo curso. O alto curso apresenta rebaixamento, abaixo do perfil ideal, e indícios de possível captura fluvial em relação à bacia do rio Ipanema. Esse estudo fornece resultados quantitativos sobre os controles estruturais na bacia do rio Ipojuca, especialmente condicionados ao Lineamento Pernambuco.

Downloads

Biografia do Autor

  • Jonas Herisson Santos de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutorando pelo programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEO-UFPE).

  • Wemerson Flávio da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia - UFPE. 

  • Osvaldo Girão, Universidade Federal de Pernambuco

    Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), Mestrado em Geografia (Regionalização e Análise Regional) pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Doutorado em Geografia (Planejamento e Gestão Ambiental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Professor Adjunto 4 do Departamento de Ciências Geográficas - Universidade Federal de Pernambuco.

  • Kleython de Araújo Monteiro, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Professor Adjunto 3 no Instituto de Geografia e Meio Ambiente - UFAL.

  • Daniel Rodrigues de Lira, Universidade Federal de Pernambuco

    Graduado em Geografia (2008); Mestre em Geografia (2010) e Doutor em Geografia (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELO, Jonas Herisson Santos de; SILVA, Wemerson Flávio da; GIRÃO, Osvaldo; MONTEIRO, Kleython de Araújo; LIRA, Daniel Rodrigues de. ANOMALIAS DE VALORES DE KSN E LINEAMENTOS DE RELEVO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IPOJUCA (BRASIL): EVIDÊNCIA DE CONTROLE ESTRUTURAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 170–186, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869556. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69556. Acesso em: 4 abr. 2025.