O COMPORTAMENTO DE VIAGENS EM BAIRROS PLANEJADOS DE USO MISTO: ESTUDO DE CASO EM UBERLÂNDIA-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259869526Palavras-chave:
Mobilidade Urbana, Usos do solo, Empreendimentos de Uso Misto, Deslocamento urbanoResumo
Extensa literatura aponta que o desenvolvimento das cidades brasileiras a partir do século XX veio acompanhado do aumento da dependência do uso do automóvel e de uma consequente piora da mobilidade urbana. Entre as propostas que emergem da crítica a esse fenômeno, destacam-se os empreendimentos de uso misto (EUM), que reduziriam os deslocamentos motorizados ao combinar diferentes usos com um desenho amigável ao pedestre. O trabalho busca compreender se tais empreendimentos são capazes de propiciar a propagada redução das distâncias percorridas. Para tal, fez-se um estudo de caso visando avaliar o comportamento de viagens de moradores antes e depois de se mudarem para um EUM. Processaram-se os resultados de questionários e grupos focais em softwares GIS para traçar um quadro analítico de distâncias percorridas nos cenários antigo e atual. Foi verificado um aumento geral nas distâncias percorridas após a mudança para o EUM, contradizendo o conceito de “morar, viver e trabalhar em um mesmo bairro” propagado pelo projeto. Este trabalho mostra que a relação entre usos do solo e comportamento de viagens é complexa e não pode ser simplificada como propõe a publicidade de tais empreendimentos.
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Copyright (c) 2024 Valeika Carminati, Fernando Garrefa, Carolina Carrijo Costa
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