O COMPORTAMENTO DE VIAGENS EM BAIRROS PLANEJADOS DE USO MISTO: ESTUDO DE CASO EM UBERLÂNDIA-MG

Autores

  • Valeika Carminati Faculdade Uniessa
  • Fernando Garrefa Universidade Federal de Uberlândia
  • Carolina Carrijo Costa Universitat Politècnica de Catalunya

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869526

Palavras-chave:

Mobilidade Urbana, Usos do solo, Empreendimentos de Uso Misto, Deslocamento urbano

Resumo

Extensa literatura aponta que o desenvolvimento das cidades brasileiras a partir do século XX veio acompanhado do aumento da dependência do uso do automóvel e de uma consequente piora da mobilidade urbana. Entre as propostas que emergem da crítica a esse fenômeno, destacam-se os empreendimentos de uso misto (EUM), que reduziriam os deslocamentos motorizados ao combinar diferentes usos com um desenho amigável ao pedestre. O trabalho busca compreender se tais empreendimentos são capazes de propiciar a propagada redução das distâncias percorridas. Para tal, fez-se um estudo de caso visando avaliar o comportamento de viagens de moradores antes e depois de se mudarem para um EUM. Processaram-se os resultados de questionários e grupos focais em softwares GIS para traçar um quadro analítico de distâncias percorridas nos cenários antigo e atual. Foi verificado um aumento geral nas distâncias percorridas após a mudança para o EUM, contradizendo o conceito de “morar, viver e trabalhar em um mesmo bairro” propagado pelo projeto. Este trabalho mostra que a relação entre usos do solo e comportamento de viagens é complexa e não pode ser simplificada como propõe a publicidade de tais empreendimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeika Carminati, Faculdade Uniessa

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFU (2019). Pós graduada em nível de especialização, em Gerenciamento de Obras e Projetos em Edificações pela Faculdade Arthur Thomas (2013). Graduada no Curso de Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Triângulo (2010)

Fernando Garrefa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2007). Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (CUML 1995) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo (EESC-USP 2002).

Carolina Carrijo Costa, Universitat Politècnica de Catalunya

Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre em arquitetura e urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia (PPGAU-UFU).

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

CARMINATI, V.; GARREFA, F.; COSTA, C. C. O COMPORTAMENTO DE VIAGENS EM BAIRROS PLANEJADOS DE USO MISTO: ESTUDO DE CASO EM UBERLÂNDIA-MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 132–149, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869526. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69526. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos