VARIABILIDADE DA UMIDADE ABSOLUTA DO AR: UMA ANÁLISE TOPOCLIMÁTICA NO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA, RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869524

Palavras-chave:

Variabilidade higrométrica, Cokrigagem, Altitude, Parque Nacional de Aparados da Serra

Resumo

O objetivo deste trabalho é calcular a umidade absoluta do ar a partir dos dados de temperatura e umidade do ar e entender a variabilidade da umidade absoluta do ar (UA) no perfil topoclimático no Parque Nacional de Aparados da Serra (PNAS), Rio Grande do Sul. Os valores de UA foram calculados a partir dos dados horários da temperatura do ar e umidade relativa do ar coletados em seis pontos com diferentes altitudes no período de 13/07/2017 à 30/11/2018. Os coeficientes de correlação e regressão foram usados para validar a influência da altitude na variação da umidade absoluta do ar. Utilizou-se a cokrigagem para estimar a umidade absoluta do ar em função da altitude. Os resultados comprovam a relação inversa da umidade absoluta do ar com a altitude. Os pontos com maior altitude registraram os menores valores de UA média, em oposição às menores altitudes. A altitude expressou maior relação com a umidade absoluta mínima do ar (r=0,90). Apesar dos valores de correlação entre a altitude e a umidade, a espacialização identificou que a UA não apresenta variabilidade pelo fato da área ser naturalmente úmida pela proximidade do oceano Atlântico e da atuação de brisa marítima frequente na região.

Downloads

Biografia do Autor

  • Jakeline Baratto, Universidade de São Paulo

    Pós-doutoranda em Geografia na Universidade de São Paulo e Doutora em Geografia.

  • Emerson Galvani, Univerisidade de São Paulo

    Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

  • Ismael Luiz Hoppe, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. 

  • Alécio Perini Martins, Universidade Federal de Jataí

    Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade de Jataí.

  • Cássio Arthur Wollmann, Universidade Federal de Santa Maria

    Professor Doutor do Departamento de Geociência da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BARATTO, Jakeline; GALVANI, Emerson; HOPPE, Ismael Luiz; MARTINS, Alécio Perini; WOLLMANN, Cássio Arthur. VARIABILIDADE DA UMIDADE ABSOLUTA DO AR: UMA ANÁLISE TOPOCLIMÁTICA NO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA, RIO GRANDE DO SUL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 118–131, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869524. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69524. Acesso em: 13 abr. 2025.