VARIABILIDADE DA UMIDADE ABSOLUTA DO AR: UMA ANÁLISE TOPOCLIMÁTICA NO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA, RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869524

Palavras-chave:

Variabilidade higrométrica, Cokrigagem, Altitude, Parque Nacional de Aparados da Serra

Resumo

O objetivo deste trabalho é calcular a umidade absoluta do ar a partir dos dados de temperatura e umidade do ar e entender a variabilidade da umidade absoluta do ar (UA) no perfil topoclimático no Parque Nacional de Aparados da Serra (PNAS), Rio Grande do Sul. Os valores de UA foram calculados a partir dos dados horários da temperatura do ar e umidade relativa do ar coletados em seis pontos com diferentes altitudes no período de 13/07/2017 à 30/11/2018. Os coeficientes de correlação e regressão foram usados para validar a influência da altitude na variação da umidade absoluta do ar. Utilizou-se a cokrigagem para estimar a umidade absoluta do ar em função da altitude. Os resultados comprovam a relação inversa da umidade absoluta do ar com a altitude. Os pontos com maior altitude registraram os menores valores de UA média, em oposição às menores altitudes. A altitude expressou maior relação com a umidade absoluta mínima do ar (r=0,90). Apesar dos valores de correlação entre a altitude e a umidade, a espacialização identificou que a UA não apresenta variabilidade pelo fato da área ser naturalmente úmida pela proximidade do oceano Atlântico e da atuação de brisa marítima frequente na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jakeline Baratto, Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda em Geografia na Universidade de São Paulo e Doutora em Geografia.

Emerson Galvani, Univerisidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

Ismael Luiz Hoppe, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. 

Alécio Perini Martins, Universidade Federal de Jataí

Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade de Jataí.

Cássio Arthur Wollmann, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor do Departamento de Geociência da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

BARATTO, J.; GALVANI, E.; HOPPE, I. L.; MARTINS, A. P.; WOLLMANN, C. A. VARIABILIDADE DA UMIDADE ABSOLUTA DO AR: UMA ANÁLISE TOPOCLIMÁTICA NO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA, RIO GRANDE DO SUL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 118–131, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869524. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69524. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos