ANÁLISE DA CONFIABILIDADE DOS DADOS DE USO DO SOLO CADASTRADOS NO CAR: ESTUDO DE CASO MARIANA/MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259869513Palavras-chave:
Cadastro Ambiental Rural, Regularização, Confiabilidade, DadosResumo
Este artigo analisa a confiabilidade dos dados de uso do solo de imóveis rurais declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O cadastro foi instituído, com o intuito de obter uma base única de informações ambientais e econômicas das áreas rurais do Brasil, configurando um instrumento de regularização ambiental, que permite ao produtor ter acesso ao crédito agrícola e possibilita o órgão público fazer um planejamento econômico e ambiental do território. É fundamental que as informações prestadas estejam o mais próximo da realidade e para fazer essa verificação foi escolhido o município de Mariana, em Minas Gerais. O município foi escolhido devido a sua importância histórica e econômica. Para verificar o nível de confiabilidade dos dados cadastrados sobre o uso e cobertura do solo, foram utilizados a base cadastrada no CAR e sendo realizadas duas comparações de acurácia, uma utilizando a imagem do Google Earth e outra utilizando os dados do MapBiomas - coleção 5. Optou-se por não fazer a conferência das delimitações de APP, devido à complexidade de se obter dados confiáveis para a análise. Os resultados mostraram que os dados inseridos são de boa qualidade, com índice Kappa de 0,75 e 0,69, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Flávia Las-Cazas de Brito, Adriel Andrade Palhares, Marcelo Antônio Nero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.