Esta é uma versão desatualizada publicada em 30-04-2024. Leia a versão mais recente.

CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO PRONAF B NA REGIÃO NORDESTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CENSO AGROPECUÁRIO DE 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869295

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Política pública, Crédito rural

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em analisar a situação recente da agricultura familiar nordestina, especificamente no que se refere às características socioeconômicas dos agricultores que compõem o Grupo B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), considerados os agricultores mais empobrecidos. Para isso, fez-se uso dos dados do Censo Agropecuário de 2017, por meio de análises descritivas expostas através de tabelas, gráficos e mapas. Os resultados mostram que os agricultores familiares do Grupo B representavam 89,30% dos beneficiários do Pronaf e 89,22% dos estabelecimentos familiares do Nordeste em 2017. Em geral, a condição socioeconômica desses produtores é fragilizada devido à falta de recursos produtivos, principalmente referentes ao acesso à terra, educação, assistência técnica e tecnologias apropriadas. Isso faz com que a renda obtida pelos estabelecimentos agropecuários seja insuficiente para o sustento da família, tornando-os dependentes de outras fontes de rendimento, sobretudo de receitas advindas de aposentadorias ou pensões e programas governamentais. Assim, a maior parte da renda obtida não é gerada dentro dos estabelecimentos, sendo a finalidade principal da produção desses agricultores o autoconsumo das famílias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cléssia Pereira Lima de Araújo, Universidade Federal do Ceará

    Bacharela em Ciências Econômicas,  Mestra e Doutoranda em Economia Rural (PPGER) pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

  • Maria Analice dos Santos Sampaio, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em Finanças pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Economia Rural e Doutoranda em Economia Rural (PPGER-UFC). 

  • Filipe Augusto Xavier Lima, Universidade Federal do Ceará

    Possui as Graduações em Agronomia e Licenciatura em Ciências Agrícolas (2008) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex) pela UFRPE (2011). Doutor em Extensão Rural (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), com estágio de doutorado sanduíche no exterior no Máster en Agroecología: un Enfoque para la Sustentabilidad Rural, na Universidad Internacional de Andalucía (UNIA-España), e no Instituto de Sociología y Estudios Campesinos (ISEC), na Universidad de Córdoba (UCO-España).

Downloads

Publicado

30-04-2024

Versões

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARAÚJO, Ana Cléssia Pereira Lima de; SAMPAIO, Maria Analice dos Santos; LIMA, Filipe Augusto Xavier. CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO PRONAF B NA REGIÃO NORDESTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CENSO AGROPECUÁRIO DE 2017. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 34–51, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869295. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69295. Acesso em: 5 dez. 2025.