A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM GEOGRAFIA SOB A ÓTICA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249669037Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Ensino por Investigação, Sequência de Ensino InvestigativoResumo
O objetivo deste artigo é descrever e analisar uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) em Geografia, adotando a perspectiva do ensino por investigação como abordagem didática, buscando identificar indícios que a caracterizam como investigativa. Apresenta uma abordagem qualitativa, sendo fruto de uma pesquisa colaborativa. A SEI foi planejada juntamente com um professor de Geografia da Educação Básica do Ensino Médio, e está intitulada “Dinâmica demográfica e as relações socioespaciais.” Para planejá-la, realizamos oito encontros (reuniões online – via plataforma Google Meet). Para análise, consideramos as características do ensino por investigação proposta por Moura, Valois e Sedano (2019). Os resultados demonstram que a SEI possui caráter investigativo, atendendo os pressupostos do ensino por investigação. Apresenta uma proposição de como valorizar o conhecimento prévio do estudante, bem como a articulação entre as etapas e atividades propostas, de modo que o estudante possa, por meio do ensino investigativo, resolver problemas, levantar hipóteses, investigar e analisar os fenômenos estudados na aula. Sendo assim, esperamos que o trabalho sob a ótica dessa abordagem didática, por meio de SEI, encontre espaço nas aulas de Geografia, tornando-se um aliado potente para a promoção do ensino e aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geisa Fideles, Luciana Sedano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.