REFLEXÕES ACERCA DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E DA VIOLÊNCIA EM LONDRINA - PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249668659Palavras-chave:
Espaço urbano, Criminalidade, Estigmatização territorialResumo
O texto propõe a discussão acerca dos elementos que conformam o processo de segregação socioespacial na cidade de Londrina, no norte do Estado do Paraná, a partir da realidade vivenciada por sujeitos que habitam o Residencial Vista Bela, conjunto habitacional de grandes dimensões entregue sob financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida, numa investigação realizada por meio de metodologias de pesquisa qualitativa. Na complexa série de problemáticas relatadas por esses sujeitos em entrevistas, destacou-se a questão da violência percebida e vivenciada em seu cotidiano no bairro, bem como as representações construídas pelos londrinenses que associam os moradores da periferia com a criminalidade. A segregação socioespacial é, portanto, observada neste estudo como um elemento central para se pensar o complexo problema da violência em suas dimensões objetivas e subjetivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Danilo Marcondes de Alcantara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.