SENSORIAMENTO REMOTO DE MATERIAL PARTICULADO E AEROSSÓIS: ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249668624Palavras-chave:
Poluição atmosférica, MODIS, LiDAR, Bibliometria, VOSviewerResumo
A poluição atmosférica por material particulado (MP) tem sido uma preocupação global há anos, envolvendo um campo de pesquisa científica abrangente e que, mais recentemente, passou a incluir abordagens utilizando sensoriamento remoto. Buscando-se obter uma visão geral deste campo e identificar suas principais características e tendências, este trabalho conduziu uma análise bibliométrica acerca desta temática, considerando o contexto global e nacional, realizando-se, para este último, uma revisão sistemática. A partir da manipulação de dados da Scopus, 1.043 publicações foram identificadas entre 2001 e 2021, sendo o foco das análises conduzidas neste trabalho apenas os 732 documentos do tipo artigo. Os resultados mostraram que são poucas as discussões sobre o sensoriamento remoto de MP e aerossóis. As principais metodologias descritas foram (1) a produção de dados primários por meio de técnicas como Profundidade Óptica de Aerossóis (AOD), (2) a utilização de sensores (como MODIS, TERRA, LIDAR) e (3) a recuperação de dados secundários (como CETESB e SISAM). No Brasil, apenas nove documentos abordam esta temática, destacando-se o caráter multidisciplinar deles: saúde humana, aprendizagem, impactos ambientais e monitoramento da qualidade do ar. Embora tenha ocorrido aumento na produção cientifica nessa temática, ainda são necessários novos estudos para aprofundar os conceitos e aplicações do sensoriamento remoto neste âmbito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tatiane Ferreira Olivatto, Regiane Luiza da Costa, Vandoir Bourscheidt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.