SUSTENTABILIDADE DO SOLO POR MEIO DE SISTEMA AGROFLORESTAL NO NORDESTE PERNAMBUCANO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249668378Palavras-chave:
Sistema agroflorestal, Café arábica, Qualidade do soloResumo
O Brasil é líder mundial na produção e exportação de café, cultivados em diferentes sistemas de manejo. Sabe-se pouco sobre os efeitos ambientais desses sistemas, assim, o objetivo desse estudo foi utilizar parâmetros físicos, químicos e biológicos do solo como indicadores nas mudanças no sistema agroflorestal em Taquaritinga do Norte, Pernambuco, Brasil. As amostras foram coletadas em três posições do relevo: terço superior - TS, terço médio - TM e terço inferior - TI da encosta. Foram avaliados os atributos físicos (granulometria, porosidade, densidade e textura), químicos (pH, acidez trocável, soma de base, saturação por bases, saturação por alumínio, capacidade de troca catiônica efetiva e potencial, macro e microelementos do solo, oriundos da matéria orgânica) e microbiológicos (respiração basal, carbono da biomassa microbiana, quociente metabólico e quociente microbiano). Comparado à MN, o SAF apresentou comportamentos satisfatórios, principalmente em TS, onde obteve os melhores índices de nitrogênio (N), potássio (K), cálcio (Ca), manganês (Mn) e magnésio (Mg), soma de bases, CTC efetiva e pH, o que proporciona considerável fertilidade do solo. O TI do SAF demonstrou bons resultados quanto à deposição de carbono e metabolização por microrganismos, demonstrando potencial na redução de impactos, em função da matéria orgânica (MO) e relevo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristiane Maria Gonçalves Crespo, Victor Casimiro Piscoya, Renisson Neponuceno de Araujo Filho, Patrick Peres Oliveira, Alex Souza Moraes, Moacyr Cunha Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.