OS ESPAÇOS ABSOLUTO, RELATIVO E RELACIONAL NA NORMATIVA CURRICULAR NACIONAL DE GEOGRAFIA: LIMITES E POSSIBLIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249668348

Palavras-chave:

BNCC/Geografia, Categorias de espaço, Raciocínio geográfico, Ensino de Geografia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados egressos da leitura analítica e interpretativa das categorias de espaço presentes na atual normativa curricular nacional de Geografia para o Ensino Fundamental. Nessa leitura foram utilizados os procedimentos metodológicos preconizados pela Grounded Theory, os quais permitiram analisar o sentido dos textos da normativa a partir da interpretação dos pesquisadores. Partindo-se da premissa de que o espaço que interessa ao desenvolvimento do raciocínio geográfico é o espaço socialmente produzido, propõe-se aqui a apropriação do espaço relacional nas aulas de Geografia, sem exclusão dos espaços absoluto e relativo, mas dando-se ênfase ao primeiro. À vista disso, verificou-se que a BNCC/Geografia contempla, em grande medida, o espaço relacional, de modo que a atual normativa curricular nacional abarca questões contemporâneas do campo de pesquisa do ensino de Geografia. Não obstante, no cotejo das informações e dados aqui discutidos, percebe-se que há ainda um longo caminho a perquirir com vistas à qualificação do Ensino de Geografia, seja no campo do currículo nacional prescrito, seja no campo de sua prática efetiva na escola e em sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho, Universidade Federal de Minas Gerais | Università Degli Studi di Padova

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Estudos Históricos, Geográficos e Antropológicos pela Universidade de Pádua (UNIPD). Pós-Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

  • Roberto Célio Valadão, Universidade Federal de Minas Gerais

    Geógrafo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA) obteve os títulos de Mestre (1991) e Doutor (1998) em Geologia Sedimentar. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Departamento de Geografia, Instituto de Geociencias (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

05-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BOTELHO, Lúcio Antônio Leite Alvarenga; VALADÃO, Roberto Célio. OS ESPAÇOS ABSOLUTO, RELATIVO E RELACIONAL NA NORMATIVA CURRICULAR NACIONAL DE GEOGRAFIA: LIMITES E POSSIBLIDADES. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 96, p. 37–50, 2023. DOI: 10.14393/RCG249668348. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68348. Acesso em: 21 maio. 2025.