OS ESPAÇOS ABSOLUTO, RELATIVO E RELACIONAL NA NORMATIVA CURRICULAR NACIONAL DE GEOGRAFIA: LIMITES E POSSIBLIDADES
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249668348Palavras-chave:
BNCC/Geografia, Categorias de espaço, Raciocínio geográfico, Ensino de GeografiaResumo
Este artigo apresenta os resultados egressos da leitura analítica e interpretativa das categorias de espaço presentes na atual normativa curricular nacional de Geografia para o Ensino Fundamental. Nessa leitura foram utilizados os procedimentos metodológicos preconizados pela Grounded Theory, os quais permitiram analisar o sentido dos textos da normativa a partir da interpretação dos pesquisadores. Partindo-se da premissa de que o espaço que interessa ao desenvolvimento do raciocínio geográfico é o espaço socialmente produzido, propõe-se aqui a apropriação do espaço relacional nas aulas de Geografia, sem exclusão dos espaços absoluto e relativo, mas dando-se ênfase ao primeiro. À vista disso, verificou-se que a BNCC/Geografia contempla, em grande medida, o espaço relacional, de modo que a atual normativa curricular nacional abarca questões contemporâneas do campo de pesquisa do ensino de Geografia. Não obstante, no cotejo das informações e dados aqui discutidos, percebe-se que há ainda um longo caminho a perquirir com vistas à qualificação do Ensino de Geografia, seja no campo do currículo nacional prescrito, seja no campo de sua prática efetiva na escola e em sala de aula.
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