A APLICAÇÃO DO INDICADOR DE SALUBRIDADE AMBIENTAL NAS ÁREAS COM CONCENTRAÇÃO DE DOENÇAS (ISA/ACD) DO DISTRITO SANITÁRIO OESTE (DSO), NATAL-RN – BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249567091Palavras-chave:
Área com Concentração de Doença (ACD), Dengue, Chikungunya, Zika, Análise espacialResumo
O objetivo deste artigo foi avaliar o Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) das Áreas com Concentração das Doenças (ACD) dengue, chikungunya e zika no território do Distrito Sanitário Oeste (DSO) da Cidade de Natal-RN. A metodologia está dividida em duas estratégias: teórica-conceitual e operacional. A primeira etapa apresenta os principais levantamentos documentais e bibliográficos que ajudaram na reflexão e discussão sobre o processo saúde-doença, homem-ambiente e salubridade para a Geografia da Saúde. A segunda etapa aborda os procedimentos operacionais que definiram: as escalas espaciais, temporais, formulários, banco de dados e a adaptação do Indicador de Salubridade Ambiental em Áreas com Concentração de Doenças (ISA/ACD). No resultado, essa pesquisa demonstrou que o uso do Sistema de Informação Geográfica (SIG) e das técnicas de análise espacial, contribuíram na identificação e análise espacial dos lugares com condições de salubridade ambiental baixa e insalubre, que estão contidas nas áreas com casos das doenças dengue, chikungunya e zika.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diogo Felipe Santos de Moura, Adriano Lima Troleis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.