IMAGENS E NARRATIVAS: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA PARA PESQUISA SOBRE JUVENTUDES E CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249567025Palavras-chave:
Metodologia qualitativa, Cidade e juventude, Espaço, Política de cotasResumo
O trabalho pretende apresentar e discutir uma proposta de metodologia para pesquisa com juventudes. Sua intenção é construir caminhos metodológicos possíveis que coloquem os jovens como sujeitos ativos na produção do conhecimento sobre as Juventudes e sua relação com a cidade. Para tanto, o trabalho apresenta, em sua primeira parte, os conceitos que fundamentam nossa proposta de metodologia: Juventudes, cidade, prática espacial e cotidiano. Em seguida, são apresentados e discutidos os elementos que compõem a metodologia em si. O primeiro deles envolve os registros fotográficos feitos pelos jovens em seus trajetos e usos da cidade, enquanto o segundo é a roda de conversa, momento em que, através das imagens registradas, os jovens são instigados a pensarem sobre suas práticas e as dos demais componentes da roda. Espera-se, com este texto, apresentar a metodologia como recurso possível na direção da produção de um conhecimento a respeito da dimensão espacial da juventude, tendo o jovem como sujeito ativo deste processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Clarice Cassab
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.