MONITORAMENTO MENSAL DE RESERVATÓRIOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DO ESTADO DO PIAUÍ (BRASIL) UTILIZANDO IMAGENS DE SATÉLITE E COMPUTAÇÃO EM NUVEM (2015 – 2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249566989

Palavras-chave:

Google Earth Engine, Índice de água, Recurso Hídricos, Sentinel-2

Resumo

O objetivo deste trabalho foi monitorar a variação da extensão superficial da água de oito reservatórios do estado do Piauí, Brasil, e avaliar a influência da precipitação sobre elas. O monitoramento mensal foi executado no período de 2015 e 2021 com base no Modified Normalized Difference Water Index (MNDWI), gerado com imagens do satélite Sentinel-2, sensor MultiSpectral Instrument (MSI), utilizando o Google Earth Engine. A associação entre a extensão superficial da água e precipitação foi avaliada com base na matriz de correlação. Os resultados indicam que a Lagoa do Portinho e barragem de Bocaina vêm em processo de recuperação do volume armazenado refletindo no aumento da extensão da superfície da água, oposto do observado na Lagoa de Parnaguá. Considerando todos os reservatórios, observou-se fraca correlação negativa entre os parâmetros analisados. Contudo, dados da Lagoa do Portinho e barragens Mesas de Pedra, Jenipapo e Algodões II demonstraram correlação positiva moderada entre a extensão superficial da água e as precipitações registradas nos meses anteriores. Os dados sugerem que outros fatores possam estar interferindo dos estoques hídricos, como as modificações na cobertura e uso da terra, derivações clandestinas, bem como as contribuições de águas subterrâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reurysson Chagas de Sousa Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Possui graduação em Geografia (2008) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2011) pela Universidade Federal do Piauí, e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2018). É professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Geoprocessamento do Instituto Federal do Piauí, campus Teresina Central. Atua como coordenador do curso de Especialização em Geoprocessamento: fundamentos e aplicações e professor colaborador do Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial (MAPEPROF). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sensoriamento remoto, análise geoambiental e recursos hídricos.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

MORAIS, R. C. de S. MONITORAMENTO MENSAL DE RESERVATÓRIOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DO ESTADO DO PIAUÍ (BRASIL) UTILIZANDO IMAGENS DE SATÉLITE E COMPUTAÇÃO EM NUVEM (2015 – 2021). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 95, p. 131–144, 2023. DOI: 10.14393/RCG249566989. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66989. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos