CAMINHADAS GUIADAS PELO TURÍSTICO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS-MA – PAISAGEM: COMO SE FAZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249566971

Palavras-chave:

Caminhar, Paisagens Patrimoniais, São Luís do Maranhão

Resumo

Caminhar pela cidade é uma prática espacial que assume diversas conotações, entre elas, a turística e educacional. Seguindo tal perspectiva, no presente artigo trataremos de caminhadas guiadas. Neste sentido, por possuir fortes aproximações com significados patrimoniais, interessamo-nos pela paisagem turística do centro histórico de São Luís-MA, admitindo ainda o caminhar como fundante metodologia de pesquisa. Buscamos, assim, identificar e perscrutar representações sobre a cidade e sobre a paisagem veiculadas nos roteiros e nos processos em curso. Enquanto plano empírico, selecionamos quatro categorias de roteiros, quais sejam: i) público-espetacular; ii) guiamento turístico privado; iii) educacional; iv) temática. Ao interpretarmos o poema “Paisagem: como se faz”, de Carlos Drummond de Andrade, traduzimos a hipótese de que a paisagem não existe: ela se faz caminhando pelo espaço. Com efeito, concluímos que os sujeitos guiados participam ativamente da experimentação de mundo da qual são praticantes, o que faz do roteiro turístico um dado objetivo, mas também subjetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Arilson Xavier de Souza, Universidade Estadual do Maranhão

Professor Adjunto do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/São Luís-MA). Membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEMA. Doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/Sobral-CE).

Maria Tereza Duarte Paes, Universidade Estadual de Campinas

Professora Livre-Docente (Departamento de Geografia) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado pela Université de Pau et des Pays de l'Adour: Pau, Nouvelle-Aquitaine, FR (2007-2008). Doutorado em Ciências Sociais (Departamento de Sociologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1994-1999). Mestrado em Sociologia (Departamento de Sociologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1987-1992).Graduação em Geografia (Bacharelado) (Departamento de Geografia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982-1985). 

   

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

SOUZA, J. A. X. de; PAES, M. T. D. CAMINHADAS GUIADAS PELO TURÍSTICO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS-MA – PAISAGEM: COMO SE FAZ. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 95, p. 97–112, 2023. DOI: 10.14393/RCG249566971. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66971. Acesso em: 13 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos