CAMINHADAS GUIADAS PELO TURÍSTICO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS-MA – PAISAGEM: COMO SE FAZ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249566971Palavras-chave:
Caminhar, Paisagens Patrimoniais, São Luís do MaranhãoResumo
Caminhar pela cidade é uma prática espacial que assume diversas conotações, entre elas, a turística e educacional. Seguindo tal perspectiva, no presente artigo trataremos de caminhadas guiadas. Neste sentido, por possuir fortes aproximações com significados patrimoniais, interessamo-nos pela paisagem turística do centro histórico de São Luís-MA, admitindo ainda o caminhar como fundante metodologia de pesquisa. Buscamos, assim, identificar e perscrutar representações sobre a cidade e sobre a paisagem veiculadas nos roteiros e nos processos em curso. Enquanto plano empírico, selecionamos quatro categorias de roteiros, quais sejam: i) público-espetacular; ii) guiamento turístico privado; iii) educacional; iv) temática. Ao interpretarmos o poema “Paisagem: como se faz”, de Carlos Drummond de Andrade, traduzimos a hipótese de que a paisagem não existe: ela se faz caminhando pelo espaço. Com efeito, concluímos que os sujeitos guiados participam ativamente da experimentação de mundo da qual são praticantes, o que faz do roteiro turístico um dado objetivo, mas também subjetivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Arilson Xavier de Souza, Maria Tereza Duarte Paes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.