A IDEIA DE SERTÃO NA FORMAÇÃO SOCIOTERRITORIAL BRASILEIRA, E NA REGIÃO DA GUERRA DO CONTESTADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249566632

Palavras-chave:

Brasil, Território, Sertão, Guerra do Contestado

Resumo

O artigo em questão teve como objetivo investigar o papel desempenhado pela ideia de sertão na formação socioterritorial brasileira, desde as abordagens teóricas até o mundo real, vivido por populações sertanejas no país, com destaque para a região sertaneja da Guerra do Contestado. O processo histórico-cultural de formação brasileira carrega consigo uma gama de relações no cerne das ideias atribuídas ao sertão, permitindo por meio da pesquisa dos conflitos existentes ao longo dos séculos, compreender o dinamismo de composição do território nacional. Nesse sentido, a categoria espacial de sertão oriunda a partir do olhar geográfico, propõe uma dialética entre o pensamento eurocêntrico, de expansão e domínio do espaço nacional, com o modo diametralmente oposto adotado por aqueles que foram e continuam sendo expulsos dessas terras, e que enxergam no “sertão” um sinônimo de liberdade e esperança em relação a uma sociedade que desde o início os oprime. Metodologicamente foram realizados levantamentos em bibliografias relacionadas a discussão de sertão, tanto em textos geográficos, quanto nos da sociologia, história e antropologia. Para a inserção geográfica da região sertaneja do Contestado, esta ocorreu por meio da ampla produção de Fraga, que vem estudando e geografizando a região do Contestado, desde 1994.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson Cesar Fraga, Universidade Estadual de Londrina

Pesquisador do CNPq/PQ. Geógrafo. Professor no Departamento de Geografia na Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Coordenador do Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito – GEOTMAC/UEL. Professor no Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade Federal de Rondónia – PPGG/UNIR.

Victória Jandira Bueno, Universidade Estadual de Londrina

Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária, no Laboratório de Geografia, Território Meio Ambiente e Conflito – GEOTMAC/UEL, pelo Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária – PIBIS 2021/FA. Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

FRAGA, N. C.; BUENO, V. J. A IDEIA DE SERTÃO NA FORMAÇÃO SOCIOTERRITORIAL BRASILEIRA, E NA REGIÃO DA GUERRA DO CONTESTADO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 95, p. 34–48, 2023. DOI: 10.14393/RCG249566632. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66632. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos