O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO E RECONHECIMENTO DE TERRITÓRIOS NOS PROCESSOS DE ANÁLISE E PROSPECÇÃO TERRITORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249466219

Palavras-chave:

Território, Desenvolvimento Territorial, Ação Territorial, Patrimônio Territorial, Operadores Territoriais

Resumo

Considerando o território como uma construção resultante de uma ação social vinculada a uma perspectiva construtivista derivada da interação multiatores (e operadores territoriais) e eivada em um processo histórico, em redes de poder e coalizões socioterritoriais, este artigo tem como objetivo central identificar algumas das principais acepções e elementos da ação territorial que podem auxiliar no desafio de se buscar evidenciar o território como categoria operacional para os processos de desenvolvimento territorial. Este estudo se apoia em pesquisa bibliográfica, de natureza heurística e qualitativa, dialogando com um referencial teórico de cunho crítico-social que posiciona o território como construção sócio-histórica e cuja mobilização visa, fundamentalmente, mitigar os desafios percebidos nas trajetórias de desenvolvimento, em uma lógica contra-hegemônica. Partindo dos axiomas e postulados que caracterizam o desenvolvimento territorial numa perspectiva multidimensional, sustentados em categorias teóricas como ação territorial, governança e patrimônio territorial, busca-se identificar referenciais para orientar o processo de análise e prospecção territorial. O estudo conclui que a categoria ação territorial, torna-se um elemento-chave para entender os conflitos entre os atores e vislumbrar suas representações e lógicas de ação em diferentes níveis e escalas espaciais, nos processos de definição do futuro desejado territorialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Roque Dallabrida, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Geografia, com especialização em Economia, mestre e doutor em Desenvolvimento Regional. Professor e pesquisador, com atuação na UNIPLAC-Lages-SC e no Mestrado em Desenvolvimento Regional da UNC-Universidade do Contestado-Canoinhas-SC.

Elaine Cristina de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Paraná

Economista, com Mestrado em Administração e Doutorado em Sociologia Política (UFSC), professora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (Matinhos-PR).

Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de São Paulo

Geógrafo, Doutor em Geografia, Professor de Ensino  Superior no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de São João da Boa Vista (São Paulo - Brasil).

Downloads

Publicado

01-08-2023

Como Citar

DALLABRIDA, V. R.; MENEZES, E. C. de O.; FUINI, L. L. O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO E RECONHECIMENTO DE TERRITÓRIOS NOS PROCESSOS DE ANÁLISE E PROSPECÇÃO TERRITORIAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 94, p. 275–292, 2023. DOI: 10.14393/RCG249466219. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66219. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos