O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO E RECONHECIMENTO DE TERRITÓRIOS NOS PROCESSOS DE ANÁLISE E PROSPECÇÃO TERRITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249466219Palavras-chave:
Território, Desenvolvimento Territorial, Ação Territorial, Patrimônio Territorial, Operadores TerritoriaisResumo
Considerando o território como uma construção resultante de uma ação social vinculada a uma perspectiva construtivista derivada da interação multiatores (e operadores territoriais) e eivada em um processo histórico, em redes de poder e coalizões socioterritoriais, este artigo tem como objetivo central identificar algumas das principais acepções e elementos da ação territorial que podem auxiliar no desafio de se buscar evidenciar o território como categoria operacional para os processos de desenvolvimento territorial. Este estudo se apoia em pesquisa bibliográfica, de natureza heurística e qualitativa, dialogando com um referencial teórico de cunho crítico-social que posiciona o território como construção sócio-histórica e cuja mobilização visa, fundamentalmente, mitigar os desafios percebidos nas trajetórias de desenvolvimento, em uma lógica contra-hegemônica. Partindo dos axiomas e postulados que caracterizam o desenvolvimento territorial numa perspectiva multidimensional, sustentados em categorias teóricas como ação territorial, governança e patrimônio territorial, busca-se identificar referenciais para orientar o processo de análise e prospecção territorial. O estudo conclui que a categoria ação territorial, torna-se um elemento-chave para entender os conflitos entre os atores e vislumbrar suas representações e lógicas de ação em diferentes níveis e escalas espaciais, nos processos de definição do futuro desejado territorialmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Valdir Roque Dallabrida, Elaine Cristina de Oliveira Menezes, Lucas Labigalini Fuini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.