MAPEAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE TERRAÇOS FLUVIAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CANAPI – AL/PE, A PARTIR DA ANÁLISE DE (DES)CONECTIVIDADE DA PAISAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249466147Palavras-chave:
Rios, Semiáridos, Depósitos fluviais, Desconexões fluviaisResumo
Para compreendermos a atual configuração da paisagem é fundamental analisar as feições geomorfológicas e os processos que foram responsáveis por sua evolução. Assim, a análise integrada dos aspectos geomorfológicos e estratigráficos constituem uma importante linha de investigação da dinâmica evolutiva do Quaternário, sobretudo dos antigos processos que foram responsáveis pela dinâmica da evolução da paisagem.Os principais objetivos desse estudo foram delimitar os terraços fluviais da bacia hidrográfica do Canapi, correlacioná-los com o padrão de (des)conectividade fluvial e caracterizar o canal fluvial buscando entender o comportamento do curso d’água principal partir da concepção de conectividade fluvial em ambiente semiárido. A partir da integração da revisão bibliográfica, dos mapeamentos de unidades geomorfológicas, de uso da terra e das desconexões da paisagem, foi possível caracterizar esses depósitos fluviais, e assim contribuir com estudos sobre dinâmica ambiental e fluvial, com isso, auxiliando na ocupação e gestão adequada dos recursos naturais. De maneira geral, constatou-se que a bacia hidrográfica do Canapi apresenta uma grande (des)conectividade, sobretudo no canal principal, contemplando as três esferas: longitudinal, vertical e lateral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adelaine Firmino da Silva, Melchior Carlos do Nascimento, Flavia Jorge de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.