PRODUZINDO ÁGUA BARATA: A ISENÇÃO DO PAGAMENTO PELO DIREITO DE USO DA ÁGUA AO SETOR AGROPECUÁRIO NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Benilson Borinelli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249466133

Palavras-chave:

Água, Natureza Barata, Água Barata, Estado, Paraná

Resumo

Inspirado principalmente na abordagem da Natureza Barata de Jason Moore, o artigo apresenta o desenvolvimento da noção de água barata a partir da análise da decisão pioneira do Estado do Paraná de legalizar a isenção do pagamento pelo direito de uso da água ao setor agropecuário. A pesquisa valeu-se de uma abordagem qualitativa e crítica, e fundamentou-se na análise de documentos e base de dados oficiais e de conteúdos de entrevistas e matérias jornalísticas. O artigo aponta que a conquista da isenção é uma expressão do poder hegemônico do setor agropecuário paranaense nas relações de forças que vêm reconfigurando a partilha da água nas últimas décadas. O acesso privilegiado a reservas de água barata (desvalorizada) requereu a atuação ativa e seletiva do Estado por meio do controle político e da reprodução de imaginários despolitizantes da água. A luta pela água barata é, dialeticamente, uma luta pela apropriação do maior valor possível da água desvalorizada pela despossessão, extroversão de custos e exclusão. Uma noção relacional de água barata pode contribuir para compreender e contestar a reprodução da distribuição desigual de benefícios e custos dos fluxos que conectam as águas regionais à Ecologia Mundo Capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benilson Borinelli, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Política Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: política ambiental, Estado, instituições e meio ambiente, e economia solidária.

Downloads

Publicado

01-08-2023

Como Citar

BORINELLI, B. PRODUZINDO ÁGUA BARATA: A ISENÇÃO DO PAGAMENTO PELO DIREITO DE USO DA ÁGUA AO SETOR AGROPECUÁRIO NO ESTADO DO PARANÁ. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 94, p. 236–255, 2023. DOI: 10.14393/RCG249466133. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66133. Acesso em: 15 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos