A GEOGRAFIA DA CIDADE NO JOGO DE SIMULAÇÃO CITIES SKYLINES: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249466120Palavras-chave:
Cidade sustentável, Jogos digitais, Simulação de cidadesResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o potencial didático-pedagógico do jogo de simulação Cities Skylines para o ensino de cidade em Geografia, com enfoque no planejamento urbano sustentável. Este trabalho não esgota as várias possibilidades do seu uso no processo de ensino e aprendizagem, mas elucida potencialidades e determinadas situações-problema nas primeiras fases do jogo, as quais podem ser comparadas com uma cidade real, acompanhadas da inserção do conhecimento geográfico em todo o processo. Para isso, recorre-se a fundamentos teóricos relativos ao ensino de cidade sustentável em Geografia, e à inserção de jogos digitais no processo de ensino e na aprendizagem baseada em jogos digitais, especialmente nas pesquisas relativas ao uso do simulador Cities Skylines. Este artigo delineia uma proposta didática com as fases iniciais do jogo, que podem ser utilizadas pelos professores de Geografia para o ensino de cidade sustentável. Constatou-se que o jogo digital de simulação vem somar, com sua dinamicidade e interatividade, com o processo de ensino e aprendizagem, tendo a mediação do professor um papel fundamental de condutor e orientador do processo de desenvolvimento do pensamento geográfico.
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