PROPOSTA DE ZONEAMENTO AMBIENTAL PARA O PARQUE MUNICIPAL MAURÍCIO DE OLIVEIRA EM MOSSORÓ/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249466115

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Parques urbanos, Planejamento ambiental

Resumo

O Parque Municipal Maurício de Oliveira em Mossoró-RN foi inaugurado em 2016 e a sua criação se deu por meio da Lei Municipal N.º 3.372, possuindo uma área de 7,8 ha, contendo vestígios de vegetação nativa do bioma Caatinga como mantenedora de mata ciliar de margem do rio Apodi-Mossoró. Diante desta problemática, o presente estudo tem como objetivo realizar proposta de zoneamento ambiental do Parque Municipal de Mossoró Maurício de Oliveira, pois o parque ainda não possui regulamento, plano de gerenciamento e seus limites determinados por meio de coordenadas geográficas definidos em lei. Para a elaboração do zoneamento realizou-se etapas de diagnóstico socioambiental, delimitação da área de interesse, levantamento de imagens por veículo aéreo não tripulado, processamento das imagens e manipulação dos dados por meio do software livre QGIS. Como resultado foi proposto a criação de quatro zonas, são elas: Uso Extensivo, Uso Intensivo, Recuperação e de Uso Especial. Ocorrendo a predominância da zona de Uso Extensivo, em virtude de sua ocupação como mata ciliar com uma abrangência do Parque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joilson Marques Ferreira Filho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido
(PPGATS/UFERSA), Mossoró, RN, Brasil. Doutorando em Manejo de Água e Solo pela UFERSA, Mossoró, RN.

Joel Medeiros Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Engenharia Agrícola & Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2006-2010); Especialista em Licenciamento Ambiental em Petróleo e Gás Onshore pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2011-2013); Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2011-2013); Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2013-2016). Atualmente é Professor Adjunto C da Universidade Federal Rural do Semi Árido; Docente do Departamento de Engenharias e Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente, com ênfase em Engenharia e Manejo de Água e Solo; Geociências; Recursos Hídricos e Ambientais, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas de Pesquisa e Extensão universitária: Manejo e conservação de água e solo; Licenciamento Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Modelagem ambiental, Mitigação e Controle Ambiental.

Rodrigo Guimarães de Carvalho, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Professor na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, RN, Brasil, Laboratório de Estudos Costeiros e Áreas Protegidas – LECAP.

Palloma Vitória Carlos de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda em Produção Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGPA/UFERSA), Mossoró, RN, Brasil.

Thiago José Lima Rosa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela UFERSA, Pau dos Ferros, RN, Brasil. Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFERSA.

Downloads

Publicado

01-08-2023

Como Citar

FERREIRA FILHO, J. M.; BEZERRA, J. M.; CARVALHO, R. G. de; OLIVEIRA, P. . V. C. de; ROSA, T. J. L. PROPOSTA DE ZONEAMENTO AMBIENTAL PARA O PARQUE MUNICIPAL MAURÍCIO DE OLIVEIRA EM MOSSORÓ/RN. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 94, p. 210–221, 2023. DOI: 10.14393/RCG249466115. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66115. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos