O SOLO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTADO DO CONHECIMENTO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores

  • Samuel de Oliveira Mendes Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0003-2652-3179
  • Kassio Samay Ribeiro Tavares Universidade Estadual de Campinas
  • Eliana Marta Barbosa de Morais Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249466081

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Abordagens do solo, Componentes físico-naturais

Resumo

O presente artigo analisa como tem se realizado as abordagens acerca dos componentes físico-naturais do espaço geográfico, com ênfase no solo, em pesquisas desenvolvidas no campo da Geografia Física e do Ensino de Geografia. Para tanto, selecionou-se dois eventos significativos de cada uma dessas áreas, em edições realizadas de maneira ininterrupta, em um recorte temporal de 10 anos. No primeiro caso, o levantamento foi realizado no SINAGEO e no SBGFA; e como representantes da segunda, o ENPEG e o Fórum NEPEG, por entender que esses eventos se configuram como uma das principais plataformas de divulgação e debate das pesquisas desenvolvidas em ambas as áreas da Geografia brasileira. Mobilizando o Estado do conhecimento e a Análise de Conteúdo, na metodologia, contabilizou-se e analisou-se os textos que versam sobre o ensino do solo no contexto dos componentes físico-naturais. As análises indicaram que o solo não tem assumido papel de protagonismo; que os eventos da Geografia Física tem sido a plataforma preferencialmente escolhida pelos autores para divulgar suas contribuições; e que ainda existe um paradigma favorecedor de interpretações fragmentadas e dicotômicas nas abordagens acerca do solo, em especial, nas pesquisas conduzidas por uma das vertentes da Educação Ambiental, a perspectiva preservacionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Oliveira Mendes, Universidade Federal de Goiás

Possui Graduação (2014) e Mestrado (2017) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com pesquisas voltadas à abordagem do solo no ensino de Geografia a partir dos seguintes temas: livro didático de Geografia; estratégias didáticas; e riscos e impactos ambientais. Atualmente encontra-se vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG, como discente de doutorado (2019 - 2023), pesquisando a temática Cerrado na formação inicial de professores de Geografia; e à Rede Municipal de Educação de Goiânia, como professor de Geografia. Integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG); o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Ensino e Ambiente (NúcleoGEA); e provisoriamente o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG).

Kassio Samay Ribeiro Tavares, Universidade Estadual de Campinas

Graduado no curso de Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG)(2018). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geocartografia. Participou do Grupo de Estudos de Conservação dos Solos (UFG). Possui experiência em Pesquisa Nuclear pelo Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste (CNEN-CO) como bolsista CNPQ, no âmbito do monitoramento Ambiental (2014-2016). Possui o titulo de mestre pelo Programa de Pós Graduação de Geografia (PPGEO) da UFG (2021), com ênfase em Análise Ambiental e Tratamento de Informações Geográficas. Atuou como monitor de Cartografia e Geoprocessamento no Instituto de Estudo Socioambientais (IESA) (2019). Atualmente, encontra-se vinculado ao Programa de Pós Graduação em Geografia, da UNICAMP a nível de Doutorado.

Eliana Marta Barbosa de Morais, Universidade Federal de Goiás

Possui Licenciatura, Bacharelado e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche pela Universidade Autônoma de Madri. É professora adjunta da UFG, atuando como pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia (LEPEG) e no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Ensino e Ambiente (NúcleoGEA). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia do IESA/UFG no período de 2016 a 2018, do Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG) entre 2011 e 2015 e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2014 a 2018. Atualmente coordena o NúcleoGEA e é membro da Rede Latino Americana de Investigadores em Didática da Geografia (REDLADGEO). Pesquisa na área de Ensino de Geografia, formação de professores e componentes físico-naturais.

Downloads

Publicado

01-08-2023

Como Citar

MENDES, S. de O.; TAVARES, K. S. R.; MORAIS, E. M. B. de. O SOLO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTADO DO CONHECIMENTO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 94, p. 180–192, 2023. DOI: 10.14393/RCG249466081. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66081. Acesso em: 12 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos