O SOLO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTADO DO CONHECIMENTO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249466081Palavras-chave:
Geografia Escolar, Abordagens do solo, Componentes físico-naturaisResumo
O presente artigo analisa como tem se realizado as abordagens acerca dos componentes físico-naturais do espaço geográfico, com ênfase no solo, em pesquisas desenvolvidas no campo da Geografia Física e do Ensino de Geografia. Para tanto, selecionou-se dois eventos significativos de cada uma dessas áreas, em edições realizadas de maneira ininterrupta, em um recorte temporal de 10 anos. No primeiro caso, o levantamento foi realizado no SINAGEO e no SBGFA; e como representantes da segunda, o ENPEG e o Fórum NEPEG, por entender que esses eventos se configuram como uma das principais plataformas de divulgação e debate das pesquisas desenvolvidas em ambas as áreas da Geografia brasileira. Mobilizando o Estado do conhecimento e a Análise de Conteúdo, na metodologia, contabilizou-se e analisou-se os textos que versam sobre o ensino do solo no contexto dos componentes físico-naturais. As análises indicaram que o solo não tem assumido papel de protagonismo; que os eventos da Geografia Física tem sido a plataforma preferencialmente escolhida pelos autores para divulgar suas contribuições; e que ainda existe um paradigma favorecedor de interpretações fragmentadas e dicotômicas nas abordagens acerca do solo, em especial, nas pesquisas conduzidas por uma das vertentes da Educação Ambiental, a perspectiva preservacionista.
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Copyright (c) 2023 Samuel de Oliveira Mendes, Kassio Samay Ribeiro Tavares, Eliana Marta Barbosa de Morais
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