GASTON BACHELARD E O ESPAÇO: FENOMENOLOGIA E ONTOLOGIA COMO POÉTICAS DO VIVIDO

Autores

  • Valéria Cristina Pereira da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249465783

Palavras-chave:

Filosofia, Literatura, Narrativa, Sensibilidade, Espaço Vivido, Cultura

Resumo

Gaston Bachelard cultivava uma imagem do Geógrafo em seus textos filosóficos: um geógrafo universal e imaginário, da imaginação bachelardiana que, talvez, tivesse o seu espelhamento emblemático e romântico em Humboldt. Todavia, mal sabia Bachelard que fornecer-nos-ia, a nós geógrafos, um método em profundidade. Este texto buscará compreender a fenomenologia bachelardiana como as manifestações do espaço na consciência e a sua importância como motor e mecanismo ontológico da imaginação. O espaço é fator de partida da imagem que permitiu a Bachelard, a partir da fenomenologia como método de abordagem, a compreensão ontológica do espaço vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Cristina Pereira da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geografia pela UNESP - Pres. Prudente.  Pós-doutora pela Universidade Nova de Lisboa-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA FCSH - junto ao IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição. Professora na Universidade Federal de Goiás-UFG, vinculada ao Instituto de Estudos Socioambientais - IESA e ao Lagicriarte - Coordenadora do Grupo de Estudos de Imaginário, Paisagem e Transculturalidade –GEIPaT. 

Downloads

Publicado

01-08-2023

Como Citar

SILVA, V. C. P. da. GASTON BACHELARD E O ESPAÇO: FENOMENOLOGIA E ONTOLOGIA COMO POÉTICAS DO VIVIDO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 94, p. 67–78, 2023. DOI: 10.14393/RCG249465783. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65783. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos