OS ESPAÇOS PÚBLICOS NAS CIDADES: AVALIAÇÃO QUALIQUANTITATIVA DAS PRAÇAS DE ITUIUTABA-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249465678Palavras-chave:
Espaço público, Praças, Áreas verdes urbanas, Avaliação, ItuiutabaResumo
Este estudo tem como objetivo avaliar as praças da cidade de Ituiutaba (MG). Os critérios para a avaliação foram tomados a partir das funções de uma área verde urbana, sendo considerados os elementos ambientais, sociais e estéticos. Metodologicamente, o estudo esteve delimitado a partir de uma busca bibliográfica contendo os termos “espaço público”, “praças”, “espaços livres” e “áreas verdes”. Também foram realizadas atividades de campo para a apreensão da realização das funções, sendo a observação mediada pela utilização de ficha adaptada de Angelis, Castro & De Angelis Neto (2004) e de Souza & Amorim (2019); bem como a espacialização dos dados obtidos e a demonstração da avaliação qualiquantitativa com os respectivos desdobramentos. Foi possível constatar que a função ambiental está mais bem distribuída nas praças, ao longo de toda a cidade; por outro lado, qualitativamente, as funções sociais e estéticas se concentram nas praças centrais ou na proximidade do centro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Alves Pereira, William Rodrigues Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.