ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA E AÇÕES ANTIRRACISTAS: ENSINO DE GEOGRAFIA NO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249365640Palavras-chave:
Escola Família Agrícola, Ensino, Geografia, AntirracismoResumo
O respectivo artigo aborda o ensino de Geografia e ações educativas de combate ao racismo ambiental nas Escolas Família Agrícola do estado do Tocantins. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que seguiu a metodologia baseada no estudo e análises (de textos, artigos, dissertações, teses e livros) sendo complementada pela aplicação de um questionário semiestruturado aos professores de Geografia das EFAs. A organização dos dados demontram que as escolas foram fundadas como resultados de reivindicações dos movimentos sociais, para atender crianças e jovens das comunidades rurais. Apreendeu-se que as mesmas são apoios fundamentais da agricultura familiar, incentivando a implantação de projetos de geração de renda, através de atividades diversificadas e sustentáveis. Como resultados, pode-se afirmar que o ensino de Geografia fortalece as ações antirracistas que passam pela educação formal, via a construção do conhecimento em saúde e acesso à água, moradia e alimentação, políticas públicas e formação humana. Conclui-se que os conteúdos de ensino passam pelo ensino técnico via o entendimento do acesso a terra que abordam os temas das potencialidades agrícolas como apicultura, olericultura, fruticultura, piscicultura e tração animal.
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