ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA E AÇÕES ANTIRRACISTAS: ENSINO DE GEOGRAFIA NO TOCANTINS

Autores

  • Vânia Ferreira de Sousa Secretaria da Educação do Tocantins
  • Rosemberg Ferracini Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249365640

Palavras-chave:

Escola Família Agrícola, Ensino, Geografia, Antirracismo

Resumo

O respectivo artigo aborda o ensino de Geografia e ações educativas de combate ao racismo ambiental nas Escolas Família Agrícola do estado do Tocantins. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que seguiu a metodologia baseada no estudo e análises (de textos, artigos, dissertações, teses e livros) sendo complementada pela aplicação de um questionário semiestruturado aos professores de Geografia das EFAs. A organização dos dados demontram que as escolas foram fundadas como resultados de reivindicações dos movimentos sociais, para atender crianças e jovens das comunidades rurais. Apreendeu-se que as mesmas são apoios fundamentais da agricultura familiar, incentivando a implantação de projetos de geração de renda, através de atividades diversificadas e sustentáveis. Como resultados, pode-se afirmar que o ensino de Geografia fortalece as ações antirracistas que passam pela educação formal, via a construção do conhecimento em saúde e acesso à água, moradia e alimentação, políticas públicas e formação humana. Conclui-se que os conteúdos de ensino passam  pelo ensino técnico via o entendimento do acesso a terra que abordam os temas das potencialidades agrícolas como apicultura, olericultura, fruticultura, piscicultura e tração animal.

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Biografia do Autor

Vânia Ferreira de Sousa, Secretaria da Educação do Tocantins

Técnica e Professora na Secretaria da Educação do Tocantins e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins.

Rosemberg Ferracini, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciado, Bacharel em Geografia pela Unesp de Presidente Prudente. Doutor em Geografia Humana pela USP.

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Publicado

12-06-2023

Como Citar

SOUSA, V. F. de; FERRACINI, R. ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA E AÇÕES ANTIRRACISTAS: ENSINO DE GEOGRAFIA NO TOCANTINS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 36–53, 2023. DOI: 10.14393/RCG249365640. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65640. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos