A REDE DE LUGARES TURÍSTICOS DO LITORAL NORTE DO POLO COSTA DAS DUNAS, RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249365208Palavras-chave:
Rio Grande do Norte, Polo Costa das Dunas, Litoral Norte, Rede de Lugares TurísticosResumo
O presente artigo analisa a rede de lugares turísticos na região do Litoral Norte do Polo Costa das Dunas, Rio Grande do Norte, partindo do conceito de rede urbana e de território usado. Nessa região, o território usado assume a forma espacial de uma rede urbana que tece relações desiguais e combinadas com as atividades de turismo da região concentrada no Litoral Central do polo turístico em questão a partir dos roteiros de passeios, realizado tanto de buggys quanto de ônibus de turismo, que conecta os turistas hospedados em Natal aos lugares turísticos do Litoral Norte. A análise foi realizada a partir visitas a campo, entre janeiro e fevereiro de 2019, questionários com turistas e residentes que estavam frequentando os lugares turísticos, resultando em 89 questionários, e como dados complementares, a edição de 2019 do relatório anual FECOMÉRCIO RN. A dependência dos lugares turísticos do Litoral Norte com o centro da rede está diretamente associada a emissão turística derivada, isso ocorre em razão da concentração dos meios de hospedagem e de infraestrutura turística em um único ponto, Natal. A independência dos lugares turísticos será possível a partir da valorização das pousadas e pela melhoria da infraestrutura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Alexandre Berto de Almada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.