MAPAS E MEMES: SERÁ QUE “DÁ MATCH” NAS REDES SOCIAIS?
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249364912Palavras-chave:
Linguagem cartográfica, Cartografia Viral, Cibercartografia, Ensino de GeografiaResumo
Estudos envolvendo a linguagem cartográfica e a viralização de conteúdo nas mídias sociais – Cartografia Viral – são recentes e apresentam muitos questionamentos, sendo um deles os mapas-meme. Nesse sentido, criou-se uma página no Instagram e no Twitter chamada @cartografiaviral para investigar essa temática. Os objetivos dessa pesquisa foram: (i) apresentar cinco assuntos que viralizaram entre 2020 e 2022 com memes que usam mapas ou conhecimentos cartográficos; e (ii) debater sobre dados de um concurso de mapas-meme produzido pela @cartografiaviral. A pesquisa é de cunho qualitativo e utilizou dados de buscas e estatísticas das redes mencionadas. Avaliando os memes, observa-se que conceitos cartográficos são necessários para a sua criação e interpretação, como escala/proporção, lateralidade, localização, tipos de visão, distância e conceitos da Cartografia Temática. Salienta-se que manipulações propositais ou equívocos nos memes dificultam a comunicação cartográfica e são passíveis de gerar fake news. Quanto ao concurso de memes, destaca-se a possibilidade de, com ele, atingir públicos diversos, pois um terço das contas alcançadas no Instagram não eram de seguidores da @cartografiaviral. Concordamos que o mapa-meme não possui rigor científico, porém defendemos que as possibilidades dessa linguagem em relação à Cartografia e ào Ensino de Geografia são vastas no âmbito acadêmico.
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Copyright (c) 2023 Carina Petsch, Natália Lampert Batista, Franciele Delevati Ben, Carla Pizzuti Savian, Gustavo Soares Arrial, Francisco Augusto Altermann, Amanda Rech Brands
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