MAPAS E MEMES: SERÁ QUE “DÁ MATCH” NAS REDES SOCIAIS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249364912

Palavras-chave:

Linguagem cartográfica, Cartografia Viral, Cibercartografia, Ensino de Geografia

Resumo

Estudos envolvendo a linguagem cartográfica e a viralização de conteúdo nas mídias sociais – Cartografia Viral – são recentes e apresentam muitos questionamentos, sendo um deles os mapas-meme. Nesse sentido, criou-se uma página no Instagram e no Twitter chamada @cartografiaviral para investigar essa temática. Os objetivos dessa pesquisa foram: (i) apresentar cinco assuntos que viralizaram entre 2020 e 2022 com memes que usam mapas ou conhecimentos cartográficos; e (ii) debater sobre dados de um concurso de mapas-meme produzido pela @cartografiaviral. A pesquisa é de cunho qualitativo e utilizou dados de buscas e estatísticas das redes mencionadas. Avaliando os memes, observa-se que conceitos cartográficos são necessários para a sua criação e interpretação, como escala/proporção, lateralidade, localização, tipos de visão, distância e conceitos da Cartografia Temática. Salienta-se que manipulações propositais ou equívocos nos memes dificultam a comunicação cartográfica e são passíveis de gerar fake news. Quanto ao concurso de memes, destaca-se a possibilidade de, com ele, atingir públicos diversos, pois um terço das contas alcançadas no Instagram não eram de seguidores da @cartografiaviral. Concordamos que o mapa-meme não possui rigor científico, porém defendemos que as possibilidades dessa linguagem em relação à Cartografia e ào Ensino de Geografia são vastas no âmbito acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Em 2017 participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, desenvolvendo seu projeto na Universidade Friedrich Alexander (FAU), na área de Sensoriamento Remoto. Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, lecionando nas disciplinas de Cartografia Geral e Geografia do Brasil para o curso de Geografia,no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano. Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto e em Geografia Populacional, Urbana e Econômica pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-graduação em Geografia e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da UFSM. É Professora Colaboradora/Permanente no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), no Instituto Federal Catarinense (IFC), Polo Brusque/SC. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Temática; e Geografia Urbana. Foi docente de Geografia no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.

Franciele Delevati Ben, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do Curso de Geografia Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, participando do projeto Estudo do Lugar a partir do Atlas Geoambiental dos Municípios drenados pela Bacia do Rio Ibicuí, é também voluntária no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) da UFSM e Divulgadora Científica da Página Cartografia Viral no Instagram. Atua principalmente nos seguintes temas: mapeamento geoambiental, caderno didático e atlas.

Carla Pizzuti Savian, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente, graduanda em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, pesquisadora e extensionista bolsista no Laboratório de Espacialidades Urbanas (LABEU) e pesquisadora voluntária no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), ambos da UFSM. Divulgadora Científica pelo projeto Cartografia Viral, no Instagram e incentivadora da leitura pelo Podcast Acrópole do Livro, no Spotify. Tem interesse em estudos de Gênero, Espaço Urbano e Feminismo Interseccional; Geografia Urbana; Planejamento Territorial e Cartografia.

Gustavo Soares Arrial, Universidade Federal de Santa Maria

Possui curso-técnico-profissionalizante em Manutenção e Suporte em Informática pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus São Vicente do Sul - Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação. Graduando em Geografia bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Camobi. Bolsista do laboratório de Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) do Departamento de Geociências da UFSM, divulgador científico pela Cartografia Viral.

Francisco Augusto Altermann, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Geografia Licenciatura e técnico em Meio Ambiente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). De 2018 a 2020 atuei como bolsista no Programa institurional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID), em 2020 atuou como bolsista FIPE no projeto intitulado de Agricultura urbana e o cultivo de hortículas na cidade de Santa Maria - RS, atualmente sou bolsista do Programa Residência pedagógica.

Amanda Rech Brands, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Geografia bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Camobi. Voluntária no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia Humana (LEPGHU) do Departamento de Geociências da UFSM e divulgadora científica através do projeto Cartografia Viral.

Downloads

Publicado

12-06-2023

Como Citar

PETSCH, C.; BATISTA, N. L.; BEN, F. D.; SAVIAN, C. P.; ARRIAL, G. S.; ALTERMANN, F. A.; BRANDS, A. R. MAPAS E MEMES: SERÁ QUE “DÁ MATCH” NAS REDES SOCIAIS?. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 261–278, 2023. DOI: 10.14393/RCG249364912. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/64912. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos