POLÍTICA HABITACIONAL E A CIDADE: O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DA CIDADE DE ALTOS-PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249364605

Resumo

O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) atuou na produção do espaço urbano de diferentes cidades do País. O presente artigo objetiva analisar a contribuição do PMCMV Faixa 1 – linha de financiamento que contempla a população de menor renda – na produção recente do espaço urbano de Altos-PI. Nas pesquisas sobre a produção do urbano brasileiro privilegiam-se os maiores centros urbanos, diante desse fato o objetivo desse estudo é vislumbrar a realidade de uma cidade pequena, tanto em virtude do aspecto populacional, quanto de seu papel no tocante à dimensão regional, tendo em vista a implantação de uma política pública nacional. As discussões fizeram-se por meio de revisão bibliográfica, pesquisa documental, levantamentos de dados em secretarias municipais de Altos e pesquisa de campo. O PMCMV em Altos fez-se presente na Faixa 1 por meio dos conjuntos habitacionais São Luiz e Prefeito Cézar Leal, cujos empreendimentos tiveram sua execução em sintonia com o que dispõe a literatura sobre o PMCMV, evidenciando que os agentes privados tendem a ter maior atuação, mediante a articulação de interesses de promotores imobiliários e proprietários fundiários na ampliação da cidade enquanto mercadoria. Em que pese a população dos conjuntos pesquisados conseguir habitação, carece de equipamentos e serviços públicos básicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Lucas Costa Ribeiro, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí (PPGGEO/UFPI), atuando na linha de pesquisa "Estudos Regionais e Geoambientais". Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Participou como bolsista do PIBID/UESPI subprojeto de Geografia (2017/2018). Monitor de Geografia Regional e Geografia Urbana. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UESPI (2018/2019). Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica CAPES/UESPI (2018/2019). É membro do Grupo de Estudos Urbanos e Regionais - GERUR - UFPI. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Dinâmicas Territoriais, principalmente nos temas: habitação; políticas públicas habitacionais; PMCMV; produção do espaço urbano; urbanização; Território; e cidades pequenas.

Antonio Cardoso Façanha, Universidade Federal do Piauí

É Docente-Pesquisador do Curso de Geografia da UFPI desde 1991. Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia (UECE/1988), Especialização em Nordeste: questão regional e ambiental (UFC/1990), Especialização em Sensoriamento Remoto (UNESP/1991), Mestrado em Geografia (UFPE/1998) e doutorado em Geografia (UFPE/2009). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Piauí, tendo desenvolvidos estudos na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Regional, Geografia do Piauí e Ensino de Geografia. Participa na condição de líder do Grupo de Pesquisa intitulado "Grupo de Estudos Regionais e Urbanos [GERUR], vinculado ao CNPq/UFPI e pertence ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia [NUPEG]. Foi Coordenador do Mestrado em Geografia da UFPI nos seguintes períodos: 2011/2013 e 2017/2019. Atualmente é Docente-Permanente do Mestrado em GEOGRAFIA. Foi Docente do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente [PRODEMA] da UFPI [2015/2021]. Foi Coordenador-Adjunto do Curso de Especialização (lato sensu) em Planejamento Urbano e Gestão Sócioambiental das Cidades na UFPI iniciado em 2019. 

Downloads

Publicado

12-06-2023

Como Citar

RIBEIRO, J. L. C.; FAÇANHA, A. C. POLÍTICA HABITACIONAL E A CIDADE: O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DA CIDADE DE ALTOS-PI. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 351–366, 2023. DOI: 10.14393/RCG249364605. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/64605. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos