DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÃO DE GEOINFORMAÇÃO ABERTA VOLTADA AO PLANEJAMENTO DA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DE UMA CIDADE PEQUENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249364284

Palavras-chave:

Cadastro Técnico Multifinalitário, IPTU, Gestão Territorial, Informação Geográfica Voluntária, Mapeamento Colaborativo

Resumo

No Brasil as cidades pequenas são as mais afetadas com a desatualização ou a inexistência de informações cadastrais das unidades imobiliárias. Geralmente, a avaliação e  a tributação da terra nas cidades pequenas tem defasagem, pois as prefeituras normalmente não têm recursos para realizar atualizações constantes em suas bases cartográficas. Desse modo, neste trabalho desenvolveu-se uma solução de geoinformação aberta, voltada ao planejamento da atualização cadastral de uma cidade pequena, visando contribuir com o processo de avaliação e tributação de terra em ambiente urbano. Para tanto, selecionou-se Monte Carmelo, uma cidade pequena localizada no Estado de Minas Gerais, como estudo de caso. A intenção foi desenvolver uma ferramenta capaz de realizar o cáculo do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) utilizando 1) dados desatualizados da Prefeitura Municipal e 2) dados do OpenStreetMap. Os resultados mostraram que é possível utilizar dados abertos para se estimar os valores de impostos sobre as propriedades urbanas, quando não há geoinformação oficial disponível. Essa abordagem mostrou que é viável a criação de uma ferramenta no ambiente QGIS, de código aberto e reprodutível, capaz de apoiar gestores urbanos no processo de tomada de decisão no contexto de uma cidade pequena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Duarte Vieira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela Universidade Federal de Uberlândia.

Gabriele Silveira Camara, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e Mestra em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná

João Vitor Meza Bravo, Universidade Federal de Uberlândia

É Professor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2014) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2017). É líder do grupo de pesquisa em Geoinformação, Território e Cadastro - GISTeC (UFU) e membro dos grupos de pesquisa Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas (UFPR) e Grupo de estudos Aplicado à Visualização Cartográfica e História da cartografia - GAVICH (UEM). É Editor-Chefe da Revista Brasileira de Cartografia (RBC). Atua como pesquisador nas áreas de Cartografia & Sistemas de Informações Geográficas e meio ambiente. Tem experiência nas áreas de Geociências e participa de projetos de pesquisa nos seguintes temas: Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas, Cognição Espacial, Visualização Cartográfica, VGI (Volunteered Geographic Information) e Mapeamento Colaborativo.

Silvana Philippi Camboim, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná. Engenheira Cartógrafa e Doutora em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

12-06-2023

Como Citar

VIEIRA, A. D.; CAMARA, G. S.; BRAVO, J. V. M.; CAMBOIM, S. P. DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÃO DE GEOINFORMAÇÃO ABERTA VOLTADA AO PLANEJAMENTO DA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DE UMA CIDADE PEQUENA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 385–401, 2023. DOI: 10.14393/RCG249364284. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/64284. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos