EVOLUÇÃO GEOMORFOLÓGICA DE CANAL FLUVIAL APÓS ASSOREAMENTO POR CORRIDAS DE LAMA E DETRITOS E OBRAS DE ENGENHARIA: O CASO DO RIO JACAREÍ (LITORAL DO PARANÁ)

Autores

  • Otacílio Lopes de Souza da Paz Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1273-2562
  • Eduardo Vedor de Paula Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249264135

Palavras-chave:

Geomorfologia fluvial, Morfodinâmica fluvial, Morfometria fluvial, Morfologia fluvial, Planície aluvial

Resumo

O papel dos processos gravitacionais na evolução geomorfológica de canais fluviais ainda é um tema com abordagem escassa na literatura nacional. Um exemplo desse processo é observado no rio Jacareí (litoral do Paraná), que em março de 2011 foi afetado por intensas corridas de lama e detritos. Objetiva-se analisar a evolução geomorfológica do rio Jacareí frente as mudanças impostas pelos processos gravitacionais de 2011 e intervenções antrópicas realizadas antes e após o evento de 2011. Foram utilizadas fotografias aéreas e imagens orbitais (1953-2019) em ambiente SIG para análise da morfologia do canal e cálculo de variáveis referentes à morfometria e à morfodinâmica. O rio Jacareí apresenta transformações geomorfológicas desde 1953, com progressiva perda de extensão e sinuosidade e oscilação entre padrão reto e sinuoso, causadas por intervenções antrópicas. O evento de 2011 impôs padrão anastomosado em parte do rio Jacareí. Com a reabertura do canal por maquinário (retorno ao padrão reto) ainda em 2011, o rio Jacareí foi progressivamente se ajustando a nova configuração de paisagem, apresentando maiores taxas de migração lateral média em comparação ao período anterior a 2011. Os resultados reforçam a ideia de resiliência fluvial da área. Nesse sentido, o trabalho apresenta recomendações para a continuidade da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otacílio Lopes de Souza da Paz, Universidade Federal do Paraná

Graduação e Mestrado em Geografia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorando em Geografia na UFPR. Atua principalmente nas áreas de geoprocessamento aplicado a estudos ambientais e geomorfologia fluvial. Atualmente é Professor do Centro Universitário Internacional UNINTER e coordenador de projetos no Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB) da UFPR.

Eduardo Vedor de Paula, Universidade Federal do Paraná

Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua principalmente nas áreas de geoprocessamento aplicado a estudos ambientais e planejamento e ordenamento do território. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Paraná e coordenador geral do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB) da UFPR.

Downloads

Publicado

04-04-2023

Como Citar

PAZ, O. L. de S. da; PAULA, E. V. de. EVOLUÇÃO GEOMORFOLÓGICA DE CANAL FLUVIAL APÓS ASSOREAMENTO POR CORRIDAS DE LAMA E DETRITOS E OBRAS DE ENGENHARIA: O CASO DO RIO JACAREÍ (LITORAL DO PARANÁ). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 92, p. 323–342, 2023. DOI: 10.14393/RCG249264135. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/64135. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos