CONTRIBUIÇÕES DA CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA AO PLANEJAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA: APLICAÇÕES NO MUNICÍPIO DE ANTÔNIO GONÇALVES - BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249264011

Palavras-chave:

Ordenamento territorial, Geomorfologia, Técnicas de geoprocessamento

Resumo

O estudo das formas de relevo compõe o campo da Geomorfologia, e apresenta sua eficácia perante a necessidade de entendimento da dinâmica dos processos naturais no esculpimento das formas e na consequente ocupação dessas formas. Assim, uma das principais formas de análise dos ambientes naturais é por meio da Cartografia Geomorfológica, entendida como campo de representação das formas do relevo. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de propor o mapeamento geomorfológico do município de Antônio Gonçalves (BA), enquanto subsídio ao planejamento do uso e ocupação da terra, com base na metodologia do IBGE (2009). Para tanto, o trabalho foi dividido em quatro etapas; a primeira composta de revisão bibliográfica; a segunda, pelo uso de fotografias aéreas; a terceira definida pelo cálculo do índice de dissecação e elaboração dos resultados e discussões. Identificou-se o predomínio de formas relacionadas aos Modelados de Acumulação, como as planícies aluviais, Modelados de aplainamento, como o pedimento, e Modelados de Dissecação, representado pelas cristas assimétricas e vales estruturais. Essa pesquisa manifesta questões preocupantes, ao identificar compartimentos do relevo com alto índice de dissecação, ao passo que direciona, ao evidenciar a necessidade dos planejamentos geotécnicos e da Lei de parcelamento do solo urbano (BRASIL,1979).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe de Souza Reis, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, bolsista de Iniciação Científica (FAPESB) no projeto "A CARTOGRAFIA DO RELEVO E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO PLANEJAMENTO DE AMBIENTES SEMIÁRIDOS TROPICAIS: APLICAÇÕES NOS MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU". Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, Geomorfologia, Mapeamento do uso e ocupação.

Sírius Oliveira Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Licenciado em Geografia pela Faculdade Pitágoras - Unidade Teixeira de Freitas (PROUNI). Especialista em ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2013). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Rio Claro (2018). Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Coordenador da Residência Pedagógica em Geografia, Pesquisador líder do Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST - UNIVASF) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB- campus I). É membro da União da Geomorfologia Brasileira (UGB) e membro do Grupo de Trabalho Direcionado sobre Depressão (GTD-Depressão), do Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo (SBCR) em colaboração com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também é membro titular da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Cientifico -Tecnológica, na área de Ciências Humanas e Educação na Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB e membro da Rede Latino-Americana sobre o Espaço Público - RELAEP. Têm experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia e Planejamento, Cartografia Geomorfológica, Geotecnologias e Análise Ambiental.

Downloads

Publicado

04-04-2023

Como Citar

REIS, F. de S.; SOUZA, S. O. CONTRIBUIÇÕES DA CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA AO PLANEJAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA: APLICAÇÕES NO MUNICÍPIO DE ANTÔNIO GONÇALVES - BA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 92, p. 304–322, 2023. DOI: 10.14393/RCG249264011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/64011. Acesso em: 11 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos