CONTRIBUIÇÕES DA CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA AO PLANEJAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA: APLICAÇÕES NO MUNICÍPIO DE ANTÔNIO GONÇALVES - BA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249264011Palavras-chave:
Ordenamento territorial, Geomorfologia, Técnicas de geoprocessamentoResumo
O estudo das formas de relevo compõe o campo da Geomorfologia, e apresenta sua eficácia perante a necessidade de entendimento da dinâmica dos processos naturais no esculpimento das formas e na consequente ocupação dessas formas. Assim, uma das principais formas de análise dos ambientes naturais é por meio da Cartografia Geomorfológica, entendida como campo de representação das formas do relevo. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de propor o mapeamento geomorfológico do município de Antônio Gonçalves (BA), enquanto subsídio ao planejamento do uso e ocupação da terra, com base na metodologia do IBGE (2009). Para tanto, o trabalho foi dividido em quatro etapas; a primeira composta de revisão bibliográfica; a segunda, pelo uso de fotografias aéreas; a terceira definida pelo cálculo do índice de dissecação e elaboração dos resultados e discussões. Identificou-se o predomínio de formas relacionadas aos Modelados de Acumulação, como as planícies aluviais, Modelados de aplainamento, como o pedimento, e Modelados de Dissecação, representado pelas cristas assimétricas e vales estruturais. Essa pesquisa manifesta questões preocupantes, ao identificar compartimentos do relevo com alto índice de dissecação, ao passo que direciona, ao evidenciar a necessidade dos planejamentos geotécnicos e da Lei de parcelamento do solo urbano (BRASIL,1979).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felipe de Souza Reis, Sírius Oliveira Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.