GESTÃO DO RISCO EM BARRAGENS COM INDÍCIO DE RUPTURA IMINENTE: LIÇÕES APRENDIDAS COM O CASO DA BARRAGEM IPANEMA I
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249263601Palavras-chave:
Segurança de Barragens, Empreendedor, Situação de emergênciaResumo
O estudo apresenta o caso da Barragem Ipanema I durante situação de emergência, destacando as medidas tomadas para prevenção de ruptura e as lições aprendidas através da ótica do empreendedor. A metodologia consistiu na análise do impacto da cheia no barramento, elaboração de mancha de inundação para simulação de rompimento, monitoramento e articulação interinstitucional, definição e execução de solução emergencial. Verificou-se que a ocorrência de precipitações acima da média, associada ao rompimento de um barramento à montante, gerou o escoamento que provocou danos à estrutura da barragem Ipanema I. A simulação de rompimento estimou os tempos de chegada da onda de cheia que atingiria 81 imóveis ribeirinhos. Mediante tais informações, as defesas civis atuaram no acompanhamento e proteção às famílias potencialmente afetadas. Em paralelo, a articulação com diversos órgãos nas esferas governamentais possibilitou definir e executar a solução da recuperação emergencial, que consistiu na recuperação dos pontos de infiltração e da área erodida do talude, e na elevação do muro lateral da bacia do vertedouro. Por fim, o estudo de caso da Barragem Ipanema I em muito contribuiu para fomentar a aplicação da Política de Segurança de Barragens, especialmente em situações adversas que requerem agilidade para minimização de riscos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anna Elis Paz Soares, Alexson Caetano da Silva, Amanda Rafaely Monte do Prado, Fernandha Batista Lafayette, Simone Rosa da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.