POTENCIAL À EROSÃO LAMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DOURADINHO, NO TRIÂNGULO MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249263077Palavras-chave:
Processos erosivos, Uso e ocupação dos solos, Suscetibilidade erosivaResumo
O levantamento do potencial à erosão laminar resulta de uma análise detalhada sobre o risco da evolução dos processos erosivos nos terrenos em razão das interferências e modificações realizadas pela ação humana. Para esse levantamento recorre-se, basicamente, ao cruzamento matricial de informações relacionadas aos fatores de suscetibilidade erosiva natural e de uso e ocupação dos solos. O presente texto relata resultados de pesquisa dedicada à determinação do potencial à erosão laminar na bacia hidrográfica do Ribeirão Douradinho, buscando contribuir para identificação das áreas onde o uso dos solos é compatível ou incompatível com a suscetibilidade erosiva, indicando os locais mais sujeitos à intensificação da erosão, incluindo a indicação de ações prioritárias para mudança na forma de ocupação e utilização de práticas de conservação. A integração das informações referentes aos fatores supracitados resultou em três diferentes classes de potencial à erosão laminar, conforme sugerido por Salomão (1999): alto potencial (I), médio potencial (II) e baixo potencial (III). De forma geral, ficou evidenciado que, em razão das interferências e das modificações realizadas pela atuação antrópica, 46,11% da área total da bacia hidrográfica do Ribeirão Douradinho apresentam um uso atual do solo incompatível com o grau de suscetibilidade à erosão laminar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Victor Freitas Silva, Vanderlei de Oliveira Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.