DINÂMICA DOS USOS DA TERRA EM ÁREAS DE ELEVADA ENERGIA DO RELEVO: SUBSÍDIOS À GEOCONSERVAÇÃO DA CACHOEIRA DO ARCO-ÍRIS (RS-BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249262656Palavras-chave:
Processo de ocupação, Morfometria, Queda d’água, GeopatrimônioResumo
Esta pesquisa analisa a dinâmica dos usos da terra em áreas de elevada energia do relevo da sub-bacia da Cachoeira do Arco-Íris, para identificar locais suscetíveis aos processos morfogenéticos e morfodinâmicos que podem ter consequências na queda d’água, importante elemento geopatrimonial de Pelotas (RS/Brasil). Foram elaborados dois mapas de cobertura e uso da terra dos anos de 2010 e 2017 e o mapa de energia do relevo para a área em estudo. Os usos da terra foram selecionados e relacionados com as elevadas energias do relevo (classes muito forte, forte e medianamente forte). As áreas de elevada energia do relevo representam 61,3% da sub-bacia. Houve um aumento de 8,9% dos usos da terra. Os usos da terra localizados em áreas de elevada energia do relevo tiveram ampliação de 40,6% para 51,1%, sobretudo em zonas de nichos de nascentes e na confluência dos canais de primeira ordem. As culturas temporárias foram protagonistas dessa expansão. O monitoramento dos usos da terra em áreas de elevada energia do relevo deve ser mantido e medidas devem ser tomadas a fim de evitar a degradação e perda de solos, que podem ter consequências na integridade ambiental da queda d’água.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Victória Dejan Paganotto, Edvania Aparecida Correa Alves, Gracieli Trentin, Adriano Luís Heck Simon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.