TRANSPORTE E MOBILIDADE COMO SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS DE PERFIL RURAL NO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249262602Palavras-chave:
Regulação e políticas de transporte, Desenvolvimento regional, Transporte escolar, Transporte informal, Transporte ruralResumo
Este artigo se baseia no estudo das condições de mobilidade e transporte em pequenos munícipios nordestinos de perfil rural, focando nos principais grupos sociais e econômicos demandantes de meios de deslocamento (transporte escolar, transporte informal e transporte das atividades econômicas). Para isso, foi adotado como estudo de caso o município de Santa Maria do Cambucá - Pernambuco, Brasil. O objetivo geral é analisar a percepção de atores locais sobre a relevância das condições de mobilidade e transporte como meio de suporte ao desenvolvimento socioeconômico. Para alcançar o objetivo, foi necessário realizar entrevistas e os dados obtidos foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Na análise das condições de transportes, pode-se verificar que dentre os meios de deslocamentos analisados o transporte escolar é o mais bem avaliado, seguido do transporte das atividades econômicas e transporte informal. Para superar os problemas relatados sobre as infraestruturas de transportes sugere-se um plano de manutenção para as estradas rurais municipais. Para os transportes informais, aponta-se a necessidade da regulação e fiscalização da operação. Esta pesquisa também propõe diretrizes para pequenos municípios de perfil rural, pois eles representam uma grande parte dos municípios nordestinos e brasileiros e atualmente não existe uma legislação de mobilidade adequada aplicável a eles.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Victória Leal de Almeida Nascimento, Mauricio Oliveira de Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.