TRANSPORTE E MOBILIDADE COMO SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS DE PERFIL RURAL NO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249262602Palavras-chave:
Regulação e políticas de transporte, Desenvolvimento regional, Transporte escolar, Transporte informal, Transporte ruralResumo
Este artigo se baseia no estudo das condições de mobilidade e transporte em pequenos munícipios nordestinos de perfil rural, focando nos principais grupos sociais e econômicos demandantes de meios de deslocamento (transporte escolar, transporte informal e transporte das atividades econômicas). Para isso, foi adotado como estudo de caso o município de Santa Maria do Cambucá - Pernambuco, Brasil. O objetivo geral é analisar a percepção de atores locais sobre a relevância das condições de mobilidade e transporte como meio de suporte ao desenvolvimento socioeconômico. Para alcançar o objetivo, foi necessário realizar entrevistas e os dados obtidos foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Na análise das condições de transportes, pode-se verificar que dentre os meios de deslocamentos analisados o transporte escolar é o mais bem avaliado, seguido do transporte das atividades econômicas e transporte informal. Para superar os problemas relatados sobre as infraestruturas de transportes sugere-se um plano de manutenção para as estradas rurais municipais. Para os transportes informais, aponta-se a necessidade da regulação e fiscalização da operação. Esta pesquisa também propõe diretrizes para pequenos municípios de perfil rural, pois eles representam uma grande parte dos municípios nordestinos e brasileiros e atualmente não existe uma legislação de mobilidade adequada aplicável a eles.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Victória Leal de Almeida Nascimento, Mauricio Oliveira de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.