TRANSPORTE E MOBILIDADE COMO SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS DE PERFIL RURAL NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Maria Victória Leal de Almeida Nascimento Universidade Federal do Maranhão
  • Mauricio Oliveira de Andrade Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249262602

Palavras-chave:

Regulação e políticas de transporte, Desenvolvimento regional, Transporte escolar, Transporte informal, Transporte rural

Resumo

Este artigo se baseia no estudo das condições de mobilidade e transporte em pequenos munícipios nordestinos de perfil rural, focando nos principais grupos sociais e econômicos demandantes de meios de deslocamento (transporte escolar, transporte informal e transporte das atividades econômicas). Para isso, foi adotado como estudo de caso o município de Santa Maria do Cambucá - Pernambuco, Brasil. O objetivo geral é analisar a percepção de atores locais sobre a relevância das condições de mobilidade e transporte como meio de suporte ao desenvolvimento socioeconômico. Para alcançar o objetivo, foi necessário realizar entrevistas e os dados obtidos foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Na análise das condições de transportes, pode-se verificar que dentre os meios de deslocamentos analisados o transporte escolar é o mais bem avaliado, seguido do transporte das atividades econômicas e transporte informal. Para superar os problemas relatados sobre as infraestruturas de transportes sugere-se um plano de manutenção para as estradas rurais municipais. Para os transportes informais, aponta-se a necessidade da regulação e fiscalização da operação. Esta pesquisa também propõe diretrizes para pequenos municípios de perfil rural, pois eles representam uma grande parte dos municípios nordestinos e brasileiros e atualmente não existe uma legislação de mobilidade adequada aplicável a eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Victória Leal de Almeida Nascimento, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Engenharia Civil, na Área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas, formada pela Universidade Federal de Pernambuco - CTG (2020). Mestra em Engenharia Civil e Ambiental, formada pela Universidade Federal de Pernambuco - CAA (2016). Engenheira Civil, formada pela Universidade Federal de Pernambuco - CAA (2013). Atuou como Engenheira Civil, da Prefeitura Municipal de Caruaru - PE, analisando e elaborando projetos e orçamentos, realizando vistoria e fiscalização de obras, também prestou serviço para empresa de consultoria, planejamento e gerenciamento em engenharia. Atuou como professora, no Curso de Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco - UPE, Centro Universitário UNIFAVIP e Faculdade UNINASSAU. Atualmente é Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, vinculada a Coordenação do Curso de Engenharia Civil - Campus Balsas.

Mauricio Oliveira de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Civil (UFPE-1978), Mestre em Engenharia Civil - Transportes (UFPE-2006) e Doutor em Engenharia Civil - Transportes (UFPE-2012). Professor da Escola Politécnica de Pernambuco (UPE- 2007 a 2009) das disciplinas de Estradas 1, 2 e Pavimentos Rígidos; Professor Assistente da UFPE - CAA (2010 a fev/2013) das disciplinas de Estradas 1, 2, Topografia 1 e 2 e Tópicos de Transportes (Planejamento) e Professor Adjunto do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE (março/2013 a atual), lecionando disciplinas de Gestão das Infraestruturas, Estradas e Transportes 1 e 2, Tópicos de Transportes (Geografia dos Sistemas de Transportes), Engenharia Econômica, Transporte Urbano na graduação em Engenharia Civil e Transportes e Desenvolvimento Regional, Gestão das Infraestruturas Urbanas, Economia dos Transportes e Métodos Econométricos na Pós-graduação em Engenharia Civil. Tem 30 anos de experiência na área de consultoria de engenharia (1979 a 2009), com ênfase em Engenharia de Transportes, atuando principalmente em planejamento urbano, de sistemas viários e de transportes e no detalhamento de projetos rodoviários e de vias urbanas. Superintendente de Infraestruturas da UFPE de outubro de 2012 a outubro de 2015.

Downloads

Publicado

04-04-2023

Como Citar

NASCIMENTO, M. V. L. de A.; ANDRADE, M. O. de. TRANSPORTE E MOBILIDADE COMO SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS DE PERFIL RURAL NO NORDESTE BRASILEIRO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 92, p. 01–22, 2023. DOI: 10.14393/RCG249262602. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/62602. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos