ÁREAS DE CONEXÃO VERDE E CONEXÃO FUNDO DE VALE: PROPOSIÇÃO PARA REDUÇÃO DOS IMPACTOS DE ENCHENTES EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249162545Palavras-chave:
Conexão verde, Conexão fundo de vale, Drenagem pluvial urbana, Enchentes urbanas, Saneamento básicoResumo
O saneamento básico é um conjunto de serviços públicos essenciais à saúde humana e à qualidade de vida nas cidades: limpeza urbana, destinação de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais. Este artigo trata do saneamento pluvial de Belo Horizonte, onde todos os anos ocorrem enchentes, gerando perdas sociais e econômicas. Com foco na solução desse problema foi realizada análise de geoprocessamento multicritério, com o objetivo de apresentar um mapa de áreas prioritárias para implementação das áreas de Conexão Verde e da Conexão Fundo de Vale - estratégias do novo Plano Diretor da cidade em busca de minimizar a ocorrências das flash floods e seus impactos negativos em Belo Horizonte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Carolina Silva, Cristina de Souza Domingues Raposo, Eduardo Meireles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.