POTENCIAL EROSIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JABOATÃO - PE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249162489Palavras-chave:
Álgebra de mapas, Geoprocessamento, Problemas ambientais, SoloResumo
O processo erosivo é um dos mais danosos causadores de degradação ambiental. Um diagnóstico do potencial erosivo de uma região pode auxiliar no entendimento dos mecanismos que atuam nas áreas naturais e antropizadas, tornando possível a orientação das atividades a serem desenvolvidas. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi analisar os riscos decorrentes da suscetibilidade natural à erosão da bacia hidrográfica do rio Jaboatão-PE. Para isso, utilizou-se a metodologia de mapeamento e análise da suscetibilidade natural à perda de solo que se baseia nos conceitos de estabilidade e instabilidade ambiental. Realizou-se uma avaliação do balanço existente entre os processos de morfogênese/pedogênese por meio dos atributos da paisagem: pedologia, geologia, declividade, cobertura vegetal e intensidade pluviométrica, com a utilização de ferramentas de geoprocessamento. Por fim, realizaram-se trabalhos de campo para análise dos riscos decorrentes dos processos erosivos presentes na bacia. Foi possível verificar que em 70% da área predomina a classe de erosão medianamente estável/suscetível, e a bacia apresenta uma quantidade significativa de locais com construções em áreas propícias a movimentos gravitacionais de massa, com alto grau natural de suscetibilidade, demonstrando, assim, a necessidade de medidas conservacionistas para a diminuição dos riscos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Izabelly Victoria Alves de Oliveira, Deivid Damião Roque de Souza, Manuella Vieira Barbosa Neto, Marcelo Ricardo Bezerra de Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.