COBERTURA DA TERRA E VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS EM CANAIS FLUVIAIS DA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL AGUAPEÍ, OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249162432

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica, Unidades de Conservação, Limnologia, Análise de cluster

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o uso e cobertura da terra e a sua influência sobre as características limnológicas em três canais fluviais localizados na zona de amortecimento do Parque Estadual do Aguapeí. As amostragens nas águas superficiais ocorreram em dezembro de 2018 e abril de 2019. As etapas realizadas consistiram em processar e analisar o uso e cobertura da terra por meio de mapas elaborados e análise de variáveis climatológicas na bacia de contribuição dos canais, assim como, análise de variáveis hidrológicas e limnológicas nos canais, as variáveis mensuradas foram analisadas a partir de ferramentas estatisticas como a análise de agrupamento. Os resultados demonstraram que as classes de uso de cultura temporária e vegetação natural podem influenciar em maior proporção as variáveis limnológicas pH, oxigênio dissolvido, temperatura da água, fósforo total e condutividade elétrica. As classes de solo exposto, área urbanizada/construída e agropastoril podem influenciar majoritariamente as concentrações do material em suspensão e suas frações. A partir dos resultados encontrados vale salientar a necessidade de melhorias que possam auxiliar o não agravamento de problemas ambientais que impactem aos recursos naturais no Parque Estadual do Aguapeí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Rocha, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1991), mestrado e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (1995/2002). Pós-Doutorado no PEA/UEM/School of Environmental Sciences/University of Liverpool (2015). Atualmente é professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista-UNESP. Pesquisador do CNPq, tem experiência na área de Geociências/Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia e Dinâmica Fluvial, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia fluvial, hidrodinâmica, regime hidrológico, morfologia e dinâmica de planícies fluviais, limnologia fluvial e sedimentologia fluvial. Representante da UNESP no CBH-Paranapanema. Coordenador do Laboratório de Geologia, Geomorfologia e Recursos Hídricos da FCT/UNESP. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado Profissional da FCT/UNESP. Mantém intercâmbios com a Escola de Ciências Ambientais da Universidade de Liverpool-Inlgaterra, Universidade do Minho, Portugal e Universidade Nacional de San Juan, Argentina.

Downloads

Publicado

22-02-2023

Como Citar

CORREA, A. R.; ROCHA, P. C. COBERTURA DA TERRA E VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS EM CANAIS FLUVIAIS DA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL AGUAPEÍ, OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 91, p. 224–242, 2023. DOI: 10.14393/RCG249162432. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/62432. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos