COBERTURA DA TERRA E VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS EM CANAIS FLUVIAIS DA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL AGUAPEÍ, OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249162432Palavras-chave:
Bacia hidrográfica, Unidades de Conservação, Limnologia, Análise de clusterResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o uso e cobertura da terra e a sua influência sobre as características limnológicas em três canais fluviais localizados na zona de amortecimento do Parque Estadual do Aguapeí. As amostragens nas águas superficiais ocorreram em dezembro de 2018 e abril de 2019. As etapas realizadas consistiram em processar e analisar o uso e cobertura da terra por meio de mapas elaborados e análise de variáveis climatológicas na bacia de contribuição dos canais, assim como, análise de variáveis hidrológicas e limnológicas nos canais, as variáveis mensuradas foram analisadas a partir de ferramentas estatisticas como a análise de agrupamento. Os resultados demonstraram que as classes de uso de cultura temporária e vegetação natural podem influenciar em maior proporção as variáveis limnológicas pH, oxigênio dissolvido, temperatura da água, fósforo total e condutividade elétrica. As classes de solo exposto, área urbanizada/construída e agropastoril podem influenciar majoritariamente as concentrações do material em suspensão e suas frações. A partir dos resultados encontrados vale salientar a necessidade de melhorias que possam auxiliar o não agravamento de problemas ambientais que impactem aos recursos naturais no Parque Estadual do Aguapeí.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Amanda Rodrigues Correa, Paulo Cesar Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.