ESPAÇOS VERDES PÚBLICOS E PRIVADOS EM CIDADES DO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249162418Palavras-chave:
Jardins e quintais, Espaços verdes urbanos, Planejamento urbano, Indicadores, Espaços livresResumo
Os espaços verdes públicos e privados nas cidades são importantes para a saúde da população e para a qualidade ambiental urbana. Nem sempre os espaços verdes privados são levados em consideração pelos setores de planejamento urbano, mas deveriam ser contemplados nos projetos. Este artigo organiza e discute dados sobre a vegetação em jardins e quintais existentes no interior de lotes privados e sobre os espaços verdes públicos, com o objetivo discutir a relação entre ambos. Os estudos foram desenvolvidos em sete cidades do estado do Paraná: Quarto Centenário, Fênix, Juranda, Cianorte, Peabiru, Ângulo e Campo Mourão. Os levantamentos foram realizados com base em imagens de satélite e a quantificação foi realizada no software QGIS. Os resultados apontaram para uma diversidade de situações. Há casos em que a falta de espaços verdes públicos estaria sendo compensada pelos quintais e jardins privados dos lotes ou vice-versa e há outros em que os espaços verdes públicos e privados não são suficientes para fornecer aos cidadãos possibilidades de recreação, entre outras atividades em contato com a natureza. O aumento de vegetação em lotes privados deve ser incentivado pelos poderes públicos e os estudos sobre o verde urbano devem ser cada vez mais aprimorados para melhoria da vida nas cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Carlos Nucci, Maristela Denise Moresco Mezzomo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.