ESPAÇOS VERDES PÚBLICOS E PRIVADOS EM CIDADES DO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249162418

Palavras-chave:

Jardins e quintais, Espaços verdes urbanos, Planejamento urbano, Indicadores, Espaços livres

Resumo

Os espaços verdes públicos e privados nas cidades são importantes para a saúde da população e para a qualidade ambiental urbana. Nem sempre os espaços verdes privados são levados em consideração pelos setores de planejamento urbano, mas deveriam ser contemplados nos projetos. Este artigo organiza e discute dados sobre a vegetação em jardins e quintais existentes no interior de lotes privados e sobre os espaços verdes públicos, com o objetivo discutir a relação entre ambos. Os estudos foram desenvolvidos em sete cidades do estado do Paraná: Quarto Centenário, Fênix, Juranda, Cianorte, Peabiru, Ângulo e Campo Mourão. Os levantamentos foram realizados com base em imagens de satélite e a quantificação foi realizada no software QGIS. Os resultados apontaram para uma diversidade de situações. Há casos em que a falta de espaços verdes públicos estaria sendo compensada pelos quintais e jardins privados dos lotes ou vice-versa e há outros em que os espaços verdes públicos e privados não são suficientes para fornecer aos cidadãos possibilidades de recreação, entre outras atividades em contato com a natureza. O aumento de vegetação em lotes privados deve ser incentivado pelos poderes públicos e os estudos sobre o verde urbano devem ser cada vez mais aprimorados para melhoria da vida nas cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Nucci, Universidade Federal do Paraná

Professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (DGEOG-UFPR). Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Planejamento da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de espaços livres de edificação e áreas verdes, ordenamento da paisagem urbana, qualidade ambiental urbana e conservação da natureza nas cidades. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). 

Maristela Denise Moresco Mezzomo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Adjuntada do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus Campo Mourão-PR. Doutora em Geografia pela UFPR, Mestre em Geografia pela UEM, Bacharel em Geografia pela UEM e Licenciada em Geografia pela UNIOESTE. Desenvolve pesquisa envolvendo temas como: Geografia Física, Paisagem, Planejamento da Paisagem, Conservação da Natureza, Geoecologia, Unidades de Conservação e Geomorfologia.

Downloads

Publicado

22-02-2023

Como Citar

NUCCI, J. C.; MEZZOMO, M. D. M. ESPAÇOS VERDES PÚBLICOS E PRIVADOS EM CIDADES DO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 91, p. 99–110, 2023. DOI: 10.14393/RCG249162418. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/62418. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos