ASPECTOS METODOLÓGICOS DA ESTATÍSTICA E DA GEOGRAFIA PARA ANÁLISE DA DIFUSÃO DA COVID-19 NA MESORREGIÃO SUL/SUDOESTE DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249161971Palavras-chave:
Análise espacial, Sistema de Movimento, Mesorregião Sul/Sudoeste de Minas Gerais, Covid-19Resumo
Apresenta-se, neste artigo, uma análise inicial de estudos estatísticos aplicados aos métodos geográficos. Busca-se atender a demanda de análises em promoção da saúde pública e, em especial, investigar a transmissão da Covid-19 na Mesorregião Sul/Sudoeste do estado de Minas Gerais, no período de março de 2020 a março de 2021. A relação entre a Estatística descritiva e a Geografia é extremamente importante quando se lida com epidemiologia. A Covid-19 trouxe debates que colocaram em destaque o uso dessas ferramentas como fundamentais para a elaboração de estratégias e planejamento frente à pandemia do SARS-COV-2. O objetivo deste artigo é engajar pesquisadores na atenção e na operacionalização de dados espaciais como elementos fundamentais para as estratégias de planejamento. A partir da contextualização dos conceitos e da consideração dos problemas inerentes aos usos da estatística para análise espacial da Covid-19, serão construídas as potencialidades da estatística como aliada à epidemiologia. Para tanto, foram analisados os dados correspondentes aos processos de difusão e distribuição da Covid-19 a partir da hipótese de interiorização da contaminação da doença na Mesorregião em estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira, Júlia Marchesin Caetano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.