ANÁLISE DA DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DOS ESPELHOS D’ÁGUA DOS RESERVATÓRIOS DE PERNAMBUCO POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO

Autores

  • Antônio Helton da Silva Barbosa Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Miguel Dragomir Zanic Cuellar Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Melquisedec Medeiros Moreira Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Kátia Alves Arraes Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Camila Saiury Pereira Silva Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249161719

Palavras-chave:

Semiárido, Recursos hídricos, Seca, Google Earth Engine, Landsat

Resumo

Nos últimos anos, em meio à seca e crise hídrica que afetaram várias regiões do Brasil, em particular a região semiárida, os reservatórios vêm sendo constantemente monitorados. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de Sensoriamento Remoto, a dinâmica dos espelhos d'água dos reservatórios de Pernambuco, a fim de mostrar como a área dos espelhos d'água foi afetada pelas baixas precipitações, compreendendo os anos de 2012 a 2017. Para isso, foi utilizada a plataforma Google Earth Engine para analisar imagens do Landsat. Para a delimitação das águas, foi utilizada uma técnica de realce para converter as imagens RGB para HVS, criando uma imagem pancromática e facilitando o processo de identificação dos espelhos d'água. Desse modo, os resultados indicaram que todos os reservatórios perderam área, onde alguns chegaram a secar completamente. Além disso, os resultados ainda sugerem que os reservatórios localizados nas bacias hidrográficas de clima mais úmido apresentaram menor perda de área em comparação com as de clima mais seco. Essas informações são extremamente importantes para o planejamento e a gestão ambiental dos recursos hídricos, sob a perspectiva de fomentar políticas de abastecimento e, com isso, ampliar a capacidade de enfrentar problemas relacionados à segurança hídrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-02-2023

Como Citar

BARBOSA, A. H. da S.; CUELLAR, M. D. Z.; MOREIRA, M. M.; ARRAES, K. A.; SILVA, C. S. P. ANÁLISE DA DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DOS ESPELHOS D’ÁGUA DOS RESERVATÓRIOS DE PERNAMBUCO POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 91, p. 396–415, 2023. DOI: 10.14393/RCG249161719. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/61719. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos