ESTIMATIVA DE PARÂMETROS NÃO-OPTICAMENTE ATIVOS DE QUALIDADE DA ÁGUA A PARTIR DE SENSORES SENTINEL-2/MSI E LANDSAT-8/OLI
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG239061589Palavras-chave:
Sensoriamento Remoto, Sensores Remotos Passivos, Qualidade da Água, Reflectância Espectral da ÁguaResumo
O monitoramento de parâmetros indicadores da qualidade da água em reservatórios é uma necessidade prevista em lei, uma vez que a demanda pelos recursos hídricos expandiu-se em razão das suas múltiplas finalidades. Sensores remotos passivos mensuram a reflectância da radiação solar na superfície da água permitindo que parâmetros não-opticamente ativos sejam avaliados pela inferência de parâmetros opticamente ativos. Considerando que modelos empíricos dificilmente são empregados em áreas diferentes daquelas onde foram concebidos, o objetivo deste trabalho consiste em aplicar modelos de parâmetros não-opticamente ativos, desenvolvidos anteriormente (outubro/2019) em dados coletados em outra época (maio/2020), considerando o mesmo reservatório (Reservatório de Três Marias/MG), de forma a avaliar a replicabilidade destes modelos. Empregou-se a abordagem desenvolvida por Pizani et al. (2020) utilizando as mesmas bandas espectrais como preditores em análise de regressão múltipla para os parâmetros: condutividade elétrica, sólidos dissolvidos totais e oxigênio dissolvido. Os resultados indicam elevado coeficiente de determinação entre dados medidos in situ e a reflectância espectral com destaque para o melhor desempenho do sensor MSI/Sentinel-2 (r2 > 0,71) comparado ao sensor OLI/Landsat (r2 > 0,50). Estes resultados mostram avanços da pesquisa para o monitoramento remoto, que possibilita a redução de custos para os órgãos públicos ou privados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernanda Mara Coelho Pizani, Adrielly Fonseca Fialho Ferreira, Philippe Maillard
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.