PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TURISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG239061333

Palavras-chave:

Governança Pública, Planejamento Turístico, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O objetivo é discutir como a governança e o planejamento turístico têm sido tratados na literatura especializada. Em termos metodológicos, empregou-se uma revisão sistemática a partir da análise de publicações científicas nacionais qualificadas. Como principais resultados, verificou-se que os trabalhos sobre governança ainda tratam o planejamento turístico com vista ao desenvolvimento exclusivamente econômico e minimamente inserindo em suas discussões a dimensão sustentável. As inferências, divididas em subgrupos de artigos que se assemelham, possibilitaram constatar problemas associados à inexistência ou ineficácia do planejamento turístico, sendo pensado, mormente, pela dimensão econômica. Somado a isso, observou-se a carência da abordagem da governança no turismo nos trabalhos analisados, sendo necessário inter-relacionar as noções de planejamento turístico sustentável e governança. Como conclusões, os estudos que aproximam governança e planejamento turístico são limitados, sendo a infraestrutura do destino turístico, a centralização de poder e a degradação do meio ambiente considerados pouco expressivos, representando, portanto, os principais desafios do planejamento no contexto do turismo, principalmente se relacionado com a governança. Este estudo contribui para reflexões sobre gestão, desafios e interlocuções entre planejamento e governança no turismo no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Tomaz dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Membro e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC), Brasil.

Elias José Mediotte , Universidade Federal de Viçosa

Doutorando e Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Membro e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC), Brasil.

Melina Castro Matos, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Membro e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC), Brasil.

Downloads

Publicado

08-12-2022

Como Citar

DOS SANTOS, Y. T.; EMMENDOERFER, M. L.; MEDIOTTE , E. J.; MATOS, M. C. PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TURISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 90, p. 301–316, 2022. DOI: 10.14393/RCG239061333. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/61333. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos