PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TURISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG239061333Palavras-chave:
Governança Pública, Planejamento Turístico, Desenvolvimento SustentávelResumo
O objetivo é discutir como a governança e o planejamento turístico têm sido tratados na literatura especializada. Em termos metodológicos, empregou-se uma revisão sistemática a partir da análise de publicações científicas nacionais qualificadas. Como principais resultados, verificou-se que os trabalhos sobre governança ainda tratam o planejamento turístico com vista ao desenvolvimento exclusivamente econômico e minimamente inserindo em suas discussões a dimensão sustentável. As inferências, divididas em subgrupos de artigos que se assemelham, possibilitaram constatar problemas associados à inexistência ou ineficácia do planejamento turístico, sendo pensado, mormente, pela dimensão econômica. Somado a isso, observou-se a carência da abordagem da governança no turismo nos trabalhos analisados, sendo necessário inter-relacionar as noções de planejamento turístico sustentável e governança. Como conclusões, os estudos que aproximam governança e planejamento turístico são limitados, sendo a infraestrutura do destino turístico, a centralização de poder e a degradação do meio ambiente considerados pouco expressivos, representando, portanto, os principais desafios do planejamento no contexto do turismo, principalmente se relacionado com a governança. Este estudo contribui para reflexões sobre gestão, desafios e interlocuções entre planejamento e governança no turismo no contexto brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Yuri Tomaz dos Santos, Magnus Luiz Emmendoerfer, Elias José Mediotte , Melina Castro Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.