OS TERRITÓRIOS DOS HOMICÍDIOS EM VILA VELHA (ES)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG239061332Palavras-chave:
Território, Segregação, Criminalidade, Análise espacialResumo
Em uma conjuntura urbana marcada pela desigualdade, crescem os índices de violência e tornam-se banais condutas criminosas, como os homicídios, que chocam grande parte da sociedade brasileira. Iniciando de uma perspectiva que busca relacionar a geografia com a temática da criminalidade, este trabalho trata do tema dos assassinatos (crimes letais intencionais) na cidade de Vila Velha/ES, de 2014 a 2019. Apresentando uma sucinta discussão sobre as dinâmicas da segregação espacial resultantes do recente processo de urbanização experimentado pelas cidades da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), o presente artigo buscou compreender, por meio da espacialização dos dados sobre os assassinatos, como esse tipo de delito pode ser entendido como um aspecto, uma face da violência que caracteriza o rápido processo de crescimento capitalista da cidade nas últimas décadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 William Carlos Rodrigues Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.