LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS MAPEAMENTOS DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS PARA A GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES HIDROLÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG239061318

Palavras-chave:

Desastres Hidrológicos, Desastres Ambientais, Mapeamento de Serviços Ecossistêmicos

Resumo

Os desastres do tipo hidrológico, como alagamentos, inundações e enxurradas, têm se tornado recorrentes devido às alterações climáticas globais e às formas de uso e ocupação do solo que alteram a oferta dos serviços ambientais. Abordagens de base ecossistêmica têm sido consideradas estratégias adaptativas aos desastres e, a partir disso, tem-se investigado o papel dos serviços ecossistêmicos (SE) na gestão de riscos. Este levantamento bibliográfico teve o objetivo de identificar o potencial dos mapeamentos de SE em colaborar com as atividades de redução de riscos de desastres hidrológicos. Verificou-se que, a partir da ênfase na representação espacialmente explícita da oferta e da demanda por SE, esses mapeamentos têm grande potencial em contribuir para a estruturação de um novo paradigma ambiental na gestão de riscos e desastres brasileira, ao consolidar uma nova abordagem conceitual sobre o risco.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandra Silva Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

  • Marcelo Antonio Nero, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor no Programa de Pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Downloads

Publicado

08-12-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARAÚJO, Alessandra Silva; NERO, Marcelo Antonio. LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS MAPEAMENTOS DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS PARA A GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES HIDROLÓGICOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 90, p. 273–286, 2022. DOI: 10.14393/RCG239061318. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/61318. Acesso em: 17 jul. 2025.