PADRÕES DE USO E OCUPAÇÃO DA ZONA SUL DE SALVADOR – BA

Autores

  • Gustavo Barreto Franco Universidade do Estado da Bahia
  • Beatriz Gomes Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Laís Guimarães de Magalhães Universidade do Estado da Bahia
  • Lude Nazário Ferreira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG239061287

Palavras-chave:

Padrão construtivo, Sistema de Informação Geográfica, Planejamento urbano

Resumo

Este trabalho visa a compreender os padrões de uso e ocupação do solo na cidade de Salvador (Bahia), preliminarmente de alguns bairros, de modo a revelar a dinâmica socioespacial e a disparidade existente. Para essa pesquisa, foram analisados os Bairros Alto das Pombas, Barra, Calabar, Canela, Eng. Velho da Federação, Federação, Garcia, Graça, Ondina, Rio Vermelho e Vitória, localizados na Zona Sul da cidade. Foram utilizados o método de fotointerpretação tendo como referência fotografias aéreas de Salvador, anos 2016 e 2017, resolução espacial de 10 cm, escala cartográfica 1/1000, no software QGIS, e a coleta de dados socioeconômicos secundários. Foram delimitadas as classes mapeadas, com base nos padrões construtivos, que se encontram associados às diferentes condições socioeconômicas dos seus moradores e das funções de uso. Os usos e ocupações do solo constatados foram: áreas não preenchidas (13,6%), área pública de lazer (4,3%), área verde (21,8%), comércio/serviço (11,2%), institucional (9,4%), recurso hídrico (0,2%), residencial 1 (17,7%), residencial 2 (6,7%), residencial 3 (4,1%), uso indefinido (9,2%) e zona mista (1,8%). Ressalta-se que a metodologia elaborada tem a proposta de ser utilizada em toda a cidade de Salvador, bem como em outras cidades, e de agregar novos usos conforme as realidades socioespaciais existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Barreto Franco, Universidade do Estado da Bahia

Geógrafo (UESC), Mestre em Meio Ambiente (UESC), Doutor em Engenharia Civil (UFV) e Pós-Doutorado em Engenharia Agrícola e Ambiental (UFV), Prof. Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. 

Beatriz Gomes Santos, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Curso de Urbanismo e Bolsista do CNPq.

Laís Guimarães de Magalhães, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Curso de Urbanismo e Bolsista do CNPq.

Lude Nazário Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Curso de Urbanismo e Bolsista da FAPESB.

Downloads

Publicado

08-12-2022

Como Citar

FRANCO, G. B.; SANTOS, B. G.; DE MAGALHÃES, L. G.; FERREIRA, L. N. PADRÕES DE USO E OCUPAÇÃO DA ZONA SUL DE SALVADOR – BA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 90, p. 252–272, 2022. DOI: 10.14393/RCG239061287. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/61287. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos